Última sexta-feira de novembro é marcada por descontos no setor

Conhecida como a sexta-feira em que as pessoas fazem filas quilométricas para conseguir comprar produtos em promoção, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos e desde 2010 está no cotidiano dos brasileiros.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, os lojistas da Capital do Vinho já começaram a se preparar para a data. “De forma modesta e sem muitas iniciativas festivas, respeitando os protocolos da pandemia, porém, não deixando passar o momento tradicional para alavancar as vendas. Claro que isso poderá impactar nos resultados do Natal, que vem na sequência, devido à redução da renda familiar, mas é uma oportunidade de tornar um mês neutro como novembro, num período de vendas, pensando na chegada da primeira parcela do décimo terceiro”, afirma.

De acordo com a proprietária da loja Meriene Moda Íntima, Meriene Balssanello, as ofertas serão como nos outros anos. “A gente vai fazer a promoção no dia, com uma porcentagem de desconto. Durante a semana eu costumo divulgar nas redes sociais para chamar a atenção do público”, explica.

Entretanto, mesmo com o empenho dos comerciantes, é possível que a insegurança trazida pela Covid-19 afete as vendas. “A pandemia atrapalhou todos os movimentos comerciais que tivemos esse ano, até mesmo, evitando aglomerações, não possibilitando encontros festivos”, aponta Amadio.
Dessa forma, as vendas online também podem ser uma saída para quem deseja comprar com preços mais acessíveis. “Será uma promoção mais virtual de atração dos consumidores, com facilidade de entrega e uso dos meios eletrônicos para realizar essas transações”, frisa Amadio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone esclarece que a entidade fez uma pesquisa onde se constatou que mais de 50% das lojas (físicas) terão algum tipo de ação relacionada à Black Friday. “A sugestão é que o mote da campanha seja trabalhado durante toda a semana, do dia 23 de novembro até o dia 27”, relata.