O clima virou neste final de semana no Rio Grande do Sul. Esta sexta-feira, 11 de março, deve ser marcada por um dia de chuvas fortes e constantes em grande parte do território gaúcho, com exceção apenas do extremo Sul. Ao longo da semana a previsão meteorológica apontava períodos de instabilidade, mas somente hoje a precipitação veio conforme o previsto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o estado no fim desta quarta, pois em muitos locais há a previsão de temporais, acompanhados de descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Essa condição climática favoreceu a queda nos termômetros, que devem ficar, em média, por volta dos 24ºC no RS.

A Serra segue o previsto para quase todas regiões, tendo um clima mais fresco e de quedas de água que devem durar até à noite. Em Bento Gonçalves, a chuva começou nas primeiras horas da manhã e deve seguir até, aproximadamente, às 21h, dando trégua durante a madrugada. Entretanto, a expectativa é que chova mais de 30mm. Os termômetros também caíram e o dia começou com 16ºC de mínima e não deve passar dos 22ºC, mantendo o tempo sem aqueles tradicional calor e abafamento que vinha pairando sobre o município nesta semana.

Para o final de semana, a previsão meteorológica aponta que no sábado as nuvens espessas devem dar um intervalo, portanto, o clima deverá ser mais firme, apesar de permanecer nublado. Já no domingo a expectativa por chuvas volta a se destacar e poderemos ter mais um dia de grande precipitação. No que diz respeito as temperaturas, o tempo deve seguir mais fresco até a terça-feira, quando o calor volta a subir.