Na tarde desta quinta-feira, 10 de março, a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul esteve na Serra Gaúcha para duas ocasiões, sendo a primeira em Garibaldi e a segunda em Bento Gonçalves. Na Capital do Vinho, ela foi acompanhada pelo prefeito, Diogo Siqueira, e pela Secretária de Saúde Municipal, Tatiane Misturine, para conhecer a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Botafogo e as obras do local.

Siqueira aproveitou a oportunidade para solicitar um aporte de recursos ao município na terceira fase do programa Avançar na Saúde, do Estado. O objetivo, segundo a prefeitura, é que com o valor de aproximadamente R$ 3 milhões investidos, as obras terão continuidade no Complexo Hospitalar de Saúde junto à UPA. Dentro do planejamento está a construção de um andar para 15 leitos de UTI, 170 leitos em geral, oito saladas cirúrgicas e uma ala de psiquiatria.

Atualmente, está sendo feita as obras para o elevador, bloco cirúrgico e farmácia. Porém, alguns pontos do complexo já estão funcionando, como é o caso do Laboratório de Análises Clínicas e Patologia, um Centro de Especialidades Odontológicas e um primeiro andar nas Unidades de Internação.

A secretária disse que irá levar o projeto para análise técnica para que posteriormente ele possa ser incluído na terceira fase do programa estadual. “Estou surpresa com o tamanho, e do que já foi feito neste local. Além disso, com a existência de leitos clínicos que foram importantes na pandemia, dando uma retaguarda no período da covid. Quero parabenizar o prefeito e a secretária por esse empreendimento que vai preencher uma lacuna de necessidade de atendimento SUS para Bento e região, especialmente para expandir cirurgias eletivas, área de imagem, UTI e laboratórios. Estou impressionada com esse sonho, que está se tornando realidade em Bento Gonçalves”, elogiou em visita a UPA.