Números foram apresentados pelo Sindmóveis, após compilação de dados da Secretaria da Fazenda do RS, Portal Comex Stat e do Caged

O faturamento das empresas do setor moveleiro de Bento Gonçalves e região apresentou queda de 0,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com informações do do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), com base nos dados da Secretaria da Fazenda, do portal Comex Stat e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo a entidade representativa, a receita nos primeiros seis meses de 2023 é de mais de R$ 1,4 bilhão.

Entre os motivos indicados pelo estudo do Sindimóveis está a retração nas exportações, atingindo os 24 milhões de dólares no primeiro semestre. A queda, se comparada ao mesmo período de 2022 chega a 11,7%. Os países que mais importam móveis do Brasil são o Uruguai, seguido por Estados Unidos, Chile, Peru e Reino Unido.

O resultado, segundo a presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa, ainda é decorrente da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19, que limitou o poder de compra do consumidor. A chegada do novo governo também foi pontuada e considerada como um período de adptação às noovas políticas econômicas adotadas. “As baixas em faturamento e exportações ainda são reflexo do pós-pandemia, quando muitas pessoas adquiriram móveis e agora investem em outros produtos e serviços, como turismo e shows. O primeiro semestre de 2023 também passou pela reacomodação do mercado com a chegada do novo governo, especialmente no que se refere à inflação e carga tributária” — diz a presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa. “, afirma.