A mostra faz parte do projeto “Movi, saberes e fazeres migrantes” e segue até 23 de setembro, com entrada gratuita

O Museu do Imigrante de Bento Gonçalves sedia, a partir desta quinta-feira, 17, a mostra “Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes”, organizada por Franciele de Almeida Oliveira e com curadoria de Sabrina Moreira e Tatieli Sperry. A exposição faz parte do projeto “Movi, saberes e fazeres migrantes” e segue até 23 de setembro, com entrada gratuita.

A ideia em retratar o cotidiano das mulheres migrantes surgiu ainda em 2020, durante a pandemia, como forma de estabelecer um diálogo entre as comunidades de migrantes e imigrantes do município de Caxias do Sul. De acordo com dados do projeto, em 2010, Caxias do Sul começou a receber senegaleses. Franciele estuda esse processo desde 2018 e traz para uma mostra um olhar feminino. O trabalho envolveu a produção de um audiovisual, lambes e as fotografias da mostra. “Os registros que farão parte da exposição são parte desse acervo, desde o audiovisual produzido sobre as senegalesas em 2019, os lambes e as fotografias em 2022 por meio do FAC Visual”, ressalta.

De acordo com a museóloga do Museu do Imigrante, Deise Formolo, a exposição visa retratar uma nova era das cidades da região com a chegada de migrantes na última década e ressalta a importância de enxergar a pluralidade que se forma com a inserção de novas culturas junto a sociedade. “Faz-se necessário termos olhares que evidenciam a pluralidade da nossa realidade e que faz essa ponte entre o passado e o futuro. A presente mostra expressa as novas cartografias que vivenciamos em nossas sociedades e essa convivência traz uma riqueza de vida e de tradições onde as gerações criam novas formas de perspectivas históricas”, garante.

A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h, no espaço localizado na rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto.