Secretaria da Saúde já enviou novas remessas de vacinas para Coordenadorias Regionais de Saúde

Até esta quinta-feira, 9 de dezembro, sete em cada dez gaúchos já completaram a imunização contra a Covid-19. Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, 70% da população em geral do Estado recebeu a segunda dose. Os números correspondem a 87% da população adulta e 82% da população vacinável, que inclui os adolescentes.

Apesar do número de adultos imunizados com a primeira dose chegar a 95,7% e se manter acima daqueles com o esquema vacinal completo, a distância entre os dois grupos foi reduzida. Na quinta, 95,1% tinham a dose inicial e 82,8%, a segunda. Em um mês, a diferença entre ambos caiu de 12,3% para 8,7%.

Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde em novembro mostrou que 92% dos óbitos por Covid no Estado na faixa etária até 39 anos ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre idosos, 99% das mortes pela doença foram de pessoas sem a dose de reforço. Os dados alertam para que a população continue buscando o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos busquem a terceira.

Fonte: Governo do Estado

Foto: Itamar Aguiar