Desde maio deste ano, o Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, realiza os mais diferentes procedimentos cirúrgicos na área da Oftalmologia. Recentemente a Instituição foi homologada pela Central de Transplantantes do Estado, ficando apta para realizar a captação e transplante de córneas. “Em setembro último, fomos visitados por uma comissão da Central que avaliou nossa estrutura e nossas equipes. No dia 24 recebemos a homologação. É uma chancela ao nosso trabalho, visando o crescimento com qualidade e segurança ao paciente”, explica a coordenadora do Hospital São Roque, Cátia Argenta.

Na terça-feira, 15, aconteceu o primeiro transplante de córnea, beneficiando o agricultor Carlos Antônio Rech, que mora no interior de Caxias do Sul. O procedimento foi realizado pelo médico Gino Neira Del Ben, que responde pelo serviço de oftalmologia no Hospital São Roque. O paciente já tinha realizado um transplante de córnea há pouco mais de cinco anos, após ter sua visão prejudicada por um fungo. “Eu já sou paciente do Dr. Gino em Caxias do Sul. Na primeira vez, fiz a cirurgia no Hospital Tacchini e tudo transcorreu com sucesso. Há uns dois anos comecei a ter problemas novamente, mas demorei um pouco mais para consultar. Quando visitei o doutor, não tive outra opção, se não fazer transplante”, relata o paciente, que ficou três meses na fila de espera.

Ao receber a ligação confirmando a doação de uma córnea, o agricultor surpreendeu-se ao ouvir do seu médico que o procedimento ocorreria no Hospital São Roque. “Nunca tinha ido ao São Roque e essa foi uma experiência muito positiva. Fiquei surpreso com atendimento, que foi muito especial, não só comigo, mas com outras pessoas. Foi maravilhoso”, elogia.

Centro Oftalmológico do Hospital São Roque

Inaugurado em abril, o novo serviço recebeu investimentos em torno de R$ 500 mil, agregando ao Hospital São Roque o que há de melhor em serviços de oftalmologia. “Temos uma estrutura formidável em termos de organização, recepção aos pacientes e aparelhos modernos que garantem a segurança dos pacientes. Neste caso, especificamente, isso mostra o quanto estamos preparados para novos desafios e o seu Carlos, com certeza, vai voltar a enxergar muito bem”!, garante o médico oftalmologista.

Fonte e foto: Ascom Hospital São Roque