Outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento acontece no dia 23, no Plenário Fernando Ferrari

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realiza, no dia 23 de outubro, a partir das 18h30min, uma Sessão Solene para outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento ao jornalista e ex-vereador Itacyr Luiz Giacomello, pela sua dedicação e contribuição para o município de Bento Gonçalves.

A proposição, aprovada por unanimidade no Legislativo, partiu do vereador Edson Biasi (Progressistas).

Giacomello nasceu em Bento Gonçalves, no dia 21 de setembro de 1938, com má formação congênita que resultou na total atrofia dos seus membros inferiores. Aprendeu a conviver com o problema, tendo-se condicionado, assim que passou a conhecer a vida, a superar a sua deficiência e “ser alguém na vida”.  

Seu casamento com Neide Terezinha Scarton Giacomello (in memorian) resultou em  dois filhos (Fabiane e Vicente), duas netas (Brenda e Alice). 

Foi correspondente do Diário de Noticias, Correio do Povo e Jornal do Comércio. Foi duas vezes presidentes do Clube Ipiranga e foi vereador de 1968/1972,  1977/ 1983 e 1984/1988. Na Câmara também foi  chefe do Gabinete de Imprensa.

Como parlamentar, Giacomello foi decisivo para várias conquistas que beneficiaram a comunidade Bento-gonçalvense, dos quais se destacam: a construção da Pipa Pórtico; Banrisul Cidade Alta;  Instituto Médico Legal; Projeto beneficiando Deficientes Físicos (vagas de trânsito, rampas etc);  escada Magirus;  Feira Livre; Ações Comunitárias; ponte de concreto via Pinto Bandeira e o Prédio da Delegacia de Polícia.

Atualmente, Giacomello é colunista do Semanário, integrante da comunidade São Bento, participou da ABRAÇAI e é fundador e secretário da Confraria In Vino Veritas.

Atuou ainda no Lions Clube, nos Clubes Centro e Cidade do Vinho. Foi secretário do Conselho Paroquial Cristo Rei, entre outras ações que marcaram sua jornada e motivaram a proposição do vereador Biasi.

A Sessão Solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Câmara Bento