Você conhece melhor forma de puxar conversa com alguém com quem não temos intimidade, quebrar um silêncio desconfortável ou “quebrar o gelo” do que falar sobre o tempo?

Iniciar uma boa conversa e fazê-la fluir é uma arte.

Desde do tempo das cavernas a coisa funciona assim. O homenídeo apontava para uma nuvem untada à óleo diesel e meneava a cabeça espantado. O outro homenídeo franzia o senho e apontava para o abrigo mais próximo.

Os homenídeos se mandavam para a caverna onde se comunicavam por meio de gestos, posturas ou ejetando grunhidos, sobre a tempestade que estava se formando.

– Hum

– Ahn

– Chuá-chuá

– Trooom, trooom…

Com o placar zerado e após alguns minutos de belos grunhidos, o homenídeo tacava uma pedra na cabeça do companheiro e os dois, inclusive o apedrejado com a cabeça sangrando, acabavam tendo um ataque de riso de segurar a barriga.

Na verdade, o assunto sobre o clima tem um alcance universal. É assim na fila do banco, na sala de espera do consultório dentário, na parada do ônibus, no corredor do supermercado no elevador e em qualquer lugar.

– Que calor, hein?

– É, nem me fala.

– Tô derretendo.

– Espero que chova e refresque um pouquinho.

– Detesto calor, prefiro frio.

Isso no verão, já no inverno, o assunto muda completamente:

– Tô duro de frio.

– Pois não sinto mais os pés.

– Esse inverno está de matar.

– Detesto frio, prefiro calor.

É óbvio que há os metidos a meteorologistas.

– Quando dói meu joelho desse jeito é sinal de chuva.

– Até o vento não mudar de direção, o tempo seco continua.

– É melhor correr que vem aí um tsunami.

– Esse rabo de fumaça do avião no céu promete chuva.

Frio, calor, chovendo ou fazendo um sol de rachar, os fatores climáticos servem de pretexto para engatar uma conversa.

Claro que o melhor convite é um sorriso que mostra aprovação e deixa a outra pessoa mais à vontade para iniciar uma conversa que pode render uma bela amizade.

A verdade é que puxar uma conversa sobre o tempo dá uma sensação de cumplicidade.Talvez seja pela neutralidade do assunto em que é impossível discordar. Vizinhos de fila estarão em pleno acordo se está chovendo forte ou não, se está fazendo muito calor ou não.

Por falar nisso, também vou recorrer ao velho clichê:

– Será que chove hoje?

 

[email protected]