O atraso na chegada de novas doses da vacina contra a covid-19 provoca a suspensão da aplicação da segunda dose do imunizante em idosos que realizaram a primeira vacina no dia 27 de março. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta quinta-feira, 22. De acordo com a pasta, o município não recebeu até o momento, a quantidade suficiente do imunizante para realizar a aplicação.

Entre os fatores o atraso no envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), oriundo da China, que acabou paralisando a produção da CoronaVac no Instituto Butantan, em São Paulo, por cerca de 10 dias. Outra situação é de que desde o dia 20 de março, o Ministério da Saúde ordenou que municípios não guardassem vacinas para a aplicação da segunda dose, com o intuito de ampliar o rol de vacinados no país. No entanto, com o atraso nas remessas, quem precisa completar o ciclo vacina deverá aguardar.

Em nota, a SMS garantiu que não há riscos para eficácia da vacina, se passar do período indicado de até 28 dias para segunda aplicação. “Assim que tiver a informação da chegada das doses, a SMS informará a data para aplicação. A informação pode ser conferida nas redes sociais e site oficial da Prefeitura”, informa a SMS.