Sem dar trégua, o calor deverá ser intenso nesta sexta-feira, 21, na maior parte do Rio Grande do Sul. Isso porque uma nova onda de calor que se estende para os próximos dias deve se intensificar ainda hoje. Além disso, a meteorologia prevê que a umidade relativa do ar fique abaixo de 20%, índice considerado de atenção por oferecer riscos à saúde.

Em Bento Gonçalves, o dia já começou com forte calor e sensação de abafamento. Com o céu azul, o sol deu as caras ainda cedo elevando as temperaturas. Até o fechamento desta matéria, os termômetros já estavam marcando 27ºC na Capital do Vinho. A tendência é de que as máximas fiquem próximas dos 35ªC e as mínimas em 19ºC.

Com o forte calor, a recomendação dos especialistas é de que no período das 11h às 15h evite-se a prática de exercícios físicos ao ar livre e consumir bastante água. O alerta já havia sido emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que divulgou, através de um mapa, os locais onde a forte onda de calor deve afetar.

A boa notícia é de que no sábado, 22, a chuva deva voltar ao Rio Grande do Sul. Apenas o Litoral Norte terá tempo firme. Conforme a meteorologia, as chuvas serão de intensidade moderada, sem grandes acumulados e em forma de pancadas. Em Bento Gonçalves, a expectativa é de que chovam cerca de 13 milímetros e as temperaturas fiquem entre 19ºC e 34ºC.