Uma nova remessa de medicamentos que compõem o chamado kit intubação será entregue nesta terça-feira, 20, a pelo menos seis hospitais da região, conforme divulgou a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Serão 62 instituições, dividas em 47 municípios gaúchos. Entre os beneficiados estão os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves, São Pedro, de Garibaldi, São Carlos, de Farroupilha e três casas de Caxias do Sul. Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos são utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias e foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A. 

Para o hospital Tacchini, serão 1,2 mil ampolas de Cisatracúrio. Garibaldi receberá 1.550 ampolas de Midazolan 10mg/2ml. Em Farroupilha, o hospital São Carlos receberá 950 ampolas de Midazolan 10mg/2ml e 1.055 doses de Propofol 10mg/ml.

Em Caxias do Sul, os hospitais Pompéia, Virvi Ramos e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) serão beneficiados com doses de Cisatracúrio e Midazolan.

De acordo com a SES, a quantidade será suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais para até um dia; de propofol de 42 hospitais para até seis dias; de midazolan de 45 hospitais para até dois dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até sete dias. A remessa a ser entregue nesta terça-feira, 20, será a maior entrega desses medicamentos já realizada pela pela SES.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini