O começo da próxima semana marca também o início de mais uma etapa do projeto de Revitalização do Quadrilátero Central de Bento Gonçalves. Na segunda-feira, 11 de janeiro, o alargamento da calçada da rua Marechal Floriano, sentido leste-oeste, entre as ruas Félix da Cunha e Saldanha Marinho deve ser iniciado. A obra tem uma área total de 697,60 m² e a calçada será ampliada em 1,92m de largura, ficando no total com 4,50 m de largura. O investimento é de R$ 184.557,27 e a empresa vencedora da licitação para as três fases do projeto é a Expressão Engenharia e Construções Ltda. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu).

Tendo em vista o trabalho, a partir desta segunda-feira, será interrompido por tempo indeterminado o trânsito de veículos neste percurso. Condutores que trafegarem pela rua Saldanha Marinho e desejarem acessar o sentido leste, deverão utilizar o trajeto entre a rua Barão do Rio Branco e travessa Maceió. O projeto ainda prevê a retirada das vagas de estacionamento de veículos daquela quadra, que serão transferidas e ampliadas para a rua Estefânia Pasquali Eder, entre as ruas Marechal Floriano e Dom José Barea. Também será retirado o estacionamento de Carga e Descarga, cujos veículos desta modalidade deverão utilizar, em definitivo, o espaço delimitado na rua General Osório esquina com a rua Marechal Floriano paralelo à Praça Walter Galassi.

Fases do projeto

A primeira etapa do projeto de Revitalização do Quadrilátero Central começou no início de dezembro do ano passado, com a retirada e pavimentação de passeio público existente na rua Júlio de Castilhos, bem como a previsão da melhoria na parada de ônibus, pela criação de uma plataforma de embarque e desembarque para passageiros, num investimento de R$ 138.154,80. A calçada está sendo toda reformada e alargada em até 15cm em determinados pontos, no sentido Bairro-Centro, onde foi colocado piso tátil no passeio público, para facilitar o deslocamento das pessoas com necessidades especiais. A terceira fase será o alargamento do passeio público da rua Saldanha Marinho, entre a Via del Vino e a rua Ramiro Barcellos.

O secretário Mauro Moro ressalta que o momento é oportuno para execução dessas obras. ” Pela diminuição do fluxo de veículos e de pedestres, estas mudanças, após executadas, proporcionarão melhores condições para a população poder deslocar pela via e atendendo o projeto “Viva Bento” existente no Plano Diretor do Município”, comenta.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.