Começar uma atividade física, voltar a estudar, trocar de emprego, ler mais, ter um filho, parar de fumar, conhecer novos lugares, fazer novos amigos ou economizar para uma poupança. Nos primeiros dias de janeiro e principalmente na virada do ano é normal fazer promessas ou listar determinações para os próximos meses. Podem ser decisões simples como voltar para academia ou mais elaboradas como mudar de cidade. Fazer um brinde, usar branco, comer sete grãos de uva e algumas colheradas de lentilha podem não garantir sucesso durante os 12 meses – apesar da tradição nas famílias brasileiras.

Segundo a psicóloga, Priscila Genrich, o início do ano significa um recomeço e naturalmente são criadas novas expectativas, planos e metas. “Isso é semelhante há quando se dá o fim ou início de um relacionamento: em ambos os casos há necessidade de corrigir erros cometidos”, explica Priscila.
Para ela fazer as mesmas promessas não cumpridas todo o ano é um hábito muito comum. “É natural abandar o que foi desejado quando não há resultados imediatos e quando existe a tendência de depositar expectativas em outras pessoas”, avalia. Priscila lembra que como consequência isso pode gerar uma sensação de frustração.

Para manter as determinações de ano-novo e alcançar os objetivos é importante saber das possibilidades reais, além de planejar e ser organizado. “É importante a conscientização de que apenas a própria pessoa é responsável pelas conquistas ou por uma possível autossabotagem”, ressalta. Se o objetivo é emagrecer, por exemplo, e o orçamento não comporta um pagamento mensal de academia, caminhar em algum horário determinado pode ser uma opção. “Estabeleça seus objetivos dentro da realidade, se movimente a favor deles e consequentemente os resultados irão aparecer”.

Além disso, ela explica que definir uma data limite para a concretização das promessas e colocar tudo no papel ajuda a reforçar o compromisso com a meta estabelecida. “Escrever os passos do que deve ser feito para que aquilo aconteça também é uma boa maneira de se manter firme nos objetivos.”, reforça. Na opinião da profissional, ser persistente é muito importante para ter resultados. “Mantenha o foco naquilo que você deseja e defina claramente o que precisa ser feito para o objetivo ser alcançado”, sugere Priscila.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 9 de janeiro.