A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, torna pública a abertura de inscrições, no período de 18 de abril a 25 de maio, para a seleção de projetos para o Fundo Municipal de Cultura (FMC). Neste ano, a administração municipal disponibilizará recursos financeiros na ordem de R$ 685.826,00, fixando um teto de até R$ 33 mil por projeto cultural concorrente. O evento de lançamento do Edital 01/2017 ocorre na Sala Pública de Cinema da Fundação Casas das Artes, terça-feira, 18, às 18h.

Toda a comunidade bento-gonçalvense representante dos diferentes segmentos culturais, em especial a classe artística, está convidada a participar do evento de lançamento. Na oportunidade, uma comissão formada por membros da Secretaria de Municipal Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais fará a apresentação do documento explicando as alterações na redação em relação ao Edital 01/2016, assim como ficará a disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Os recursos financeiros serão destinados a projetos que visem fomentar, incentivar e estimular a produção artística e cultural material e imaterial do município, apresentados por pessoas físicas e pessoas jurídicas, de direito público e privado, com ou sem fins lucrativos e que estejam em conformidade com o edital e com a Lei Municipal nº 5.467/12 e com a Lei Municipal nº 5912/2015.

Os concorrentes podem inscrever projetos de promoção às áreas de artes cênicas, visuais ou plásticas; audiovisual, áudio e materiais derivados; música; literatura, poesia e leitura; patrimônio histórico artístico e cultural (bens materiais e imateriais); e folclore, culturas populares, tradicionais e etnias.

O Edital poderá ser retirado pelo proponente na Secretaria Municipal da Cultura, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, contendo dispositivo de memória (pen drive) para a gravação dos arquivos. Ou então, no site www.bentogoncalves.rs.gov.br, na aba da Secretaria Municipal da Cultura ou no site da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes (cultura.bentogoncalves.rs.gov.br), na aba arquivos para download, a partir do dia 18 de abril.

O FMC financiará até 100% do custeio de cada projeto aprovado. O resultado dos recursos e projetos aprovados será divulgado no dia 30 de outubro de 2017.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.