O relatório Focus, que é o que o estudo realizado com o mercado financeiro pelo Banco Central (BC), mostra que a expectativa da inflação para 2017 é ficar abaixo da meta, que é de 4,5%. Na contramão dos dois últimos anos, em que a população viu a inflação chegar a altos números. Em 2015, por exemplo, o índice chegou a 10,67%, reduzindo para 6,29% em 2016. O indicador que norteia a estimativa inflacionaria é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que na última avaliação teve sua redução anunciada de 4,43% para 4,36%. Resultados podem refletir na redução da taxa Selic.

De acordo com avaliação do BC, para a taxa de juros, a tendência é que haja diminuição do atual patamar, que é de 12,25%, para 9%, até o final deste ano. Esses números animam as pessoas que têm alguma quantia sobrando, mas não querem investir em fundos de renda fixa, ou outras modalidades de investimentos.

Em compensação, a atual taxa de juros traz bons resultados para quem quer se aventurar no mercado financeiro. Para isso, o pesquisador e economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Augusto de Bem explica algumas possibilidades de serviços nas quais é possível fazer investimento.

A primeira opção é a Renda Fixa, que foi uma alternativa criada com o objetivo de oferecer uma forma simples de investimento, segura e de baixo custo, comenta o economista. Outra opção para o investidor são as Letras de Câmbio Imobiliário (LCI), a vantagem de se investir nessa modalidade é a isenção do imposto de renda para, mas somente para pessoas físicas. De Bem lista também alguns pontos a serem considerados antes de fazer aplicação do seu dinheiro. “O montante do valor, quanto mais for aplicado, mais rendimento trará. Há também o tempo que pode influenciar no montante final do dinheiro aplicado, justamente para obter ganhos positivos ao final período; Além disso, há a tributação, onde a pessoa deve se informar dos tributos incididos em cima dos ganhos, e também as taxas administrativas impostas pela instituição, que, geralmente, são as taxas de correção dos bancos”, salienta.

Por fim, Augusto comenta sobre a segurança de se aplicar dinheiro no tesouro direto. “Os títulos emitidos pelo governo são os mais seguros, não apresentando risco de quebra, em caso de crise financeira”, explica. O pesquisador complementa que a poupança é indicada para as pessoas que precisam contar com o dinheiro em um período de curto prazo, e também para aquelas pessoas que não disponham de uma grande quantia para investir. “Sacar o seu dinheiro logo após depositar na poupança, não significa perca, ao contrário dos fundos de investimento”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta, 12