Segundo a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, a Secretaria de Saúde (SES) e a Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM) estão desenvolvendo algumas ações em conjunto para ajudar a causa animal no município. Entre os tópicos em desenvolvimento estão a ampliação de castrações, contratações de profissionais para fiscalização e ações de posse responsável.

Nesta terça-feira, 8 de março, a SES realizou um encontro na Fundação Casa das Artes com representantes da causa, a fim de apresentar o novo edital de castrações e as ações que serão feitas a curto e longo prazo na cidade. Com relação as castrações, a prefeitura anunciou que será destinado cerca de R$ 300 mil para esse projeto, em que se cadastraram cinco clínicas, sendo de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha. A operação também será acompanhada de microchip, exames pós-operatórios, anestesia, táxi-dog, entre outros.

Além disso, para complementar as mudanças e melhorias, será realizado o programa Posse Responsável nas escolas de Bento, a fim de conscientizar os jovens e crianças sobre cuidados com os animais. Também haverá a promoção de feiras de adoção, SamuPet e a implantação do Playpet na praça Vico Barbieri.

Nesta segunda, 7 de março, foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves a contratação de dois veterinários para trabalhos na SMMAM. Os futuros contratados trabalharão exclusivamente em ações direcionadas a causa animal. A prefeitura também trabalha na aquisição de medicamentos de uso veterinário, segundo o poder público.