Gastronomia típica, artesanato e muitos shows marcarão o evento

Valorizar empreendedores locais, das vinícolas, restaurantes, cachaçaria e demais prestadores de serviço, além do próprio comércio e dos artesãos, é o objetivo da 1ª ExpoSanta, evento que será realizado amanhã, 4 de junho, na recém-inaugurada Praça do Porto, em Santa Tereza.

Uma celebração inédita, pensada e construída por meio da união do poder público e da iniciativa privada, visando evidenciar o que é produzido, cultivado e comercializado no município, além de dar o devido destaque ao setor agrícola, turístico e cultural, em meio a uma paisagem exuberante, cercada por um rico conjunto arquitetônico histórico tombado em 2012. “Falar da ExpoSanta é falar de um sonho. E esse não é uma visão exclusiva da Prefeita Gisele, mas também da munícipe Gisele. E tenho certeza de que de todos os santa-terezenses que têm apreço por nosso município, têm a crença convicta no nosso potencial, tanto condizente ao desenvolvimento da nossa agricultura e, também, agora e nos últimos tempos, no segmento do setor turístico. É um momento de valorizarmos os nossos produtos, os nossos serviços, e valorizar a nossa gente, o nosso povo ordeiro e trabalhador”, frisa a prefeita Gisele Caumo.

Santa Tereza é um município rico na fé e no cultivo diversificado de hortifrutigranjeiros. Sua localização, clima e tipo de solo, além do seu relevo, propiciam tanto o cultivo das videiras, na parte alta, que faz parte do Polo Regional da Serra Gaúcha, onde a produção é basicamente voltada para a indústria vinícola, quanto à produção de olerícolas e citros na parte baixa, no vale do Rio Taquari.

O município possui um dos mais importantes núcleos da imigração italiana no Brasil. É considerado o segundo em importância, por estudiosos, em patrimônio histórico. Com uma arquitetura eclética e predominantemente colonial italiana, as casas de alvenaria e pedras possuem porão típico e elementos que lembram as aldeias do norte da Itália. Denotam a relevância de Santa Tereza que foi importante entreposto comercial da região. Santa Tereza oferece muitas belezas culturais e naturais, como grutas, rio, vale, montanhas, praças e seu rico Patrimônio Histórico. “Eu digo que a ExpoSanta já nasceu diferenciada de outras feiras. Nós a realizamos literalmente com os pés no chão, iniciando com somente um dia. É claro que para o próximo ano nossa ideia é de amplificação, mas o que eu quero acrescer, no que condiz a toda essa valorização, é que ela justamente foi pensada com o intuito de ser realizada num ambiente externo, ao ar livre, para fins de valorização das nossas belezas naturais, situadas na Praça do Porto, inaugurada recentemente, e também em meados da Praça Norte, às margens do nosso imponente Rio Taquari, que no passado nos deu tanto retorno e, é claro, nesse entorno riquíssimo que temos, que é o nosso conjunto arquitetônico cultural, tombado pelo IPHAN, que nos deu o título de Patrimônio Histórico Arquitetônico e Cultural”, ressalta a prefeita.

Conforme Gisele, a ExpoSanta é a unificação do trabalho dos setores público e privado. “Jamais o Poder Público teria condições de realizar um evento deste porte e desta magnitude sozinho. Quando surgiu a ideia, uma das primeiras ações foi chamar os empreendedores e produtores, com a finalidade de averiguar o interesse. O que me deixou muito feliz foi que na primeira reunião eles já aceitaram o desafio e é, sim, um desafio, porque é a primeira edição, temos a perspectiva de um grande público, com a colaboração das previsões meteorológicas. Porém, é uma incógnita. Mas temos a certeza de que, diante desta unificação, onde as diferenças de ideias foram deixadas de lado e o propósito é realmente a consolidação de um evento marco para Santa Tereza, iremos colher bons frutos por conta desse trabalho”, enfatiza.

O acesso ao evento, às atrações especiais e aos shows é gratuito, com exceção do voo cativo de balão, que terá custo aos interessados.

Programação

10h – Abertura Oficial, com a participação da Orquestra de Acordeões de Santa Tereza;
11h – Show com Farina Brothers;
13h30min – Show com The Beatles no Acordeon;
15h30min – Show com Bruno & Breno;
18h – Show com Tchê Barbaridade.