Os eletrodomésticos são uma mão na roda para quem busca praticidade nas atividades domésticas, principalmente, na cozinha. Eles assam mais rápido, aquecem a comida, fritam sem óleo, preparam o café, fazem torradas, além de outras diversas funções que facilitam o dia a dia.

Mas para garantir que eles continuem funcionando perfeitamente e por mais tempo é importante saber como higienizá-los.

Micro-ondas

Limpeza simples, pode ser feita com pano umedecido e sabão neutro. Já as mais pesadas, quando se tem sujeira incrustadas, a limpeza do micro-ondas é mais fácil com uma mistura caseira preparada com 500 ml de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Para limpá-lo você deve utilizar um pano umedecido com essa mistura, seguindo os passos abaixo:

Com o eletrodoméstico fora da tomada, comece limpando a parte interna do micro-ondas. Remova a gordura, os restos de comida acumulados na parede interna e repita o processo até eliminar todos os resíduos. 

Remova o prato do micro-ondas e lave na pia com água e sabão, utilizando a parte macia da esponja para não riscar. Seque bem o acessório e a parte interna do micro-ondas para finalizar. 

Por fora, você também pode usar a mistura de água com bicarbonato de sódio para retirar a poeira e a sujeira do micro-ondas. É recomendado realizar a higienização pelo menos uma vez por semana. 

Sanduicheira

Para limpar a sanduicheira, comece umedecendo os restos de comida. Você pode retirar o excesso da sujeira com um papel toalha. Com a parte macia da esponja, limpe toda a sanduicheira e retire o resíduo restante. Finalize a limpeza com um pano seco.

A sanduicheira deve ser limpa com uma frequência maior, cada vez que ela for utilizada. No preparo de sanduíches que levam queijo, por exemplo, apenas um uso pode sujar o eletrodoméstico com partículas de comida grudadas. Por isso, o ideal é sempre limpá-la antes que a sujeira fique incrustada.

Lembre-se que a sanduicheira não pode ir pra debaixo da torneira, assim, somente nos casos em que a chapa possa ser desconectada é que esta ação pode ser feita.

Geladeira

A limpeza da geladeira é um pouco mais trabalhosa, pois precisa ser feita retirando todos os alimentos de dentro do eletrodoméstico. 

Comece retirando os itens de dentro da geladeira e lave, se possível, a gaveta de frutas e legumes e outras peças removíveis. 

Limpe a parte interna da geladeira usando a mesma mistura de água com bicarbonato para neutralizar odores. Depois seque tudo com um pano seco e coloque as partes removidas no eletrodoméstico novamente.

Uma vez ao ano é válido tirar a geladeira do lugar, desligar da tomada e limpar a parte de trás com um aspirador de pó. Já a limpeza interna pode ocorrer uma vez ao mês.

Liquidificador

Comece retirando a jarra e lave-a na pia com água corrente. Retorne o acessório para o liquidificador, adicione um copo de água, um pouco de detergente e ligue a função pulsar algumas vezes. Esta ação é importante, principalmente, nos casos em que a hélice está presa ao copo.

Depois, retire a jarra, lave-a com água corrente, adicione detergente e com o auxílio de uma escova de dente esfregue os cantos

Deixe a hélice de molho em uma mistura com 2 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água. Para concluir a higienização das peças, jogue água quente após o enxágue em água corrente. Vale destacar que nem todos os liquidificadores possuem hélice removível, sendo um diferencial dos modelos com essa funcionalidade. 

Já a base do aparelho deve ser limpa com um pano úmido. Você pode usar a mistura de água com bicarbonato para auxiliar na limpeza. 

A jarra do liquidificador e hélice devem ser limpas sempre após o uso, mas é necessária uma limpeza mais eficiente uma vez a cada 15 dias. Principalmente, após o preparo de pratos doces e salgados, já que pode inclusive afetar o gosto da receita.

Airfryer

A airfryer é um aparelho que pode ser um pouco complexo de limpar, dependendo do que você cozinhou nela. Para começar, retire a bandeja, remova o cesto e elimine todos os resíduos de comida. 

Jogue água quente na bandeja e no cesto para auxiliar na eliminação da gordura. Depois, lave tudo com o lado macio da esponja e detergente. Seque bem essas peças e antes de colocá-las no eletrodoméstico, use um pano levemente úmido para limpar a parte interna da airfryer. Seque tudo e monte a fritadeira elétrica novamente.

A parte externa pode ser limpa com um pano de microfibra e com algumas gotas de detergente neutro. Basta passar levemente pela parte externa para remover a poeira e a gordura.

Esse equipamento também deve ser limpo sempre que usar. Já a higienização completa pode ser feita pelo menos uma vez por semana, dependendo da frequência de uso do eletrodoméstico.

Cafeteira

A limpeza da cafeteira varia de acordo com o modelo do eletrodoméstico. Basicamente, em todas as opções você deve usar um pano úmido para limpar a parte externa e um tecido seco para secá-la. 

O próximo passo na limpeza é remover a jarra, a tampa, o filtro e a base, no qual é colocado o café. Tudo que é desmontável deve ser lavado com água corrente, detergente e uma esponja macia para não arranhar. Depois, é só secar todas as peças e montar a sua cafeteira novamente. 

Fonte: minhasaude.proteste.org