Profissional oftalmologista relata atuação e responde os principais questionamentos da população sobre os cuidados necessários

Há mais de 30 anos residindo no Brasil, sendo mais de 20 deles em Bento Gonçalves, o peruano Gino Neira Del Ben é reconhecido por sua atuação na área da oftalmologia na Capital do Vinho.

Del Ben cursou medicina na Universidade Nacional São Luiz Gonzaga de Ica, no Peru, e fez residência em oftalmologia. Foram dois anos de estudo em oftalmologia geral e um em estrabismo, no Hospital Banco de Olhos, em Porto Alegre. Além disso, na Penn State University-Pennsylvania fez um fellowship (programa de complementação para médicos especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos) em córnea (transplante e patalogia), cirurgia refrativa, miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismo.

É casado com Rosane Sandro Righesso e pai de Francesca Neira Del Bem, de 24 anos, e Rodrigo Sandrin Righesso, de 21.

Do Peru para a Serra Gaúcha

Vim para Bento Gonçalves por causa do destino e para encontrar o amor da minha vida, a Rosane. Minha vinculação com o Peru é familiar e sentimental, tenho minha mãe e irmãos morando lá.

Olhar sobre o município

Quando cheguei em Bento me impressionei com a personalidade da cidade. Nela iniciei meus primeiros passos profissionais, com crescimento progressivo e investimento tecnológico de ponta. Minha dificuldade ao início foi o idioma.

Um fato marcante para mim, depois de me mudar para cá, foi o nascimento da minha filha Francesca.
Quando falamos em conquista, para mim foi ter sido capaz de reunir três profissionais excelentes, Dr. Marcelo Piletti, Dra. Estéfani Cunha e Dra. Camila Ecker, com os quais formamos um grupo em que conseguimos resolver todos os problemas oftalmológicos.

Área de atuação

Hoje, na Clínica de Olhos e no Centro Diagnóstico Oftalmocentro, oferecemos setor de córnea, abrangendo transplante, anel de ferrara para ceratocone e cirurgia refrativa (miopia, astigmatismo e hipermetropia); setor de catarata, com implante de lios premium (lente intraocular), para não dependência de óculos; setor de retina, cirurgia e exames diagnósticos; setor de cirurgia plástica ocular, resolvendo patologias e cirurgia estética; setor de glaucoma, cirurgias e exames diagnósticos; setor de oftalmologia pediátrica (estrabismo). Em todas essas áreas utilizamos o que existe de melhor em tecnologia, a nível mundial.

Medicina na Serra

Bento Gonçalves e região estão se tornando referência em todas as áreas da medicina, especialmente em oftalmologia, que tem um apoio muito importante desses atores: Tacchini, hospital da prefeitura, planos de saúde e agora a universidade Univates. A união dessas instituições aumenta o desenvolvimento humano e a medicina.

Testes de visão gratuitos para a população de baixa renda. Como vê essa questão e como poderia ser melhor incentivada?

Já existem instituições públicas e privadas realizando estes testes e acredito que cada vez mais deveriam ser incentivados.

Principais paixões

Trabalhar, fazer churrasco nos finais de semana para família e amigos, e viajar.

Conselho a quem precisa de um médico

Procure sempre fazer avaliações médicas rotineiras, já que a saúde é uma grande riqueza para o ser humano.

Qual a doença que atualmente mais afeta a vida das pessoas?

Hoje em dia, o que mais afeta os pacientes é a miopia, por uso excessivo de aparelhos, como celular e computador, também o olho seco, por causa dos instrumentos tecnológicos, anticoncepcionais, doenças reumatológicas, menopausa, andropausa, uso de lente de contato, entre outros fatores.

Para 2050 está sendo projetado que 60% da população mundial desenvolverá mais miopia. Além disso, pelas pessoas estarem envelhecendo mais, há mais casos de catarata e, a nível de retina, a degeneração macular, também relacionada a idade.

Para 2050 está sendo projetado que 60% da população mundial desenvolverá mais miopia. Além disso, pelas pessoas estarem envelhecendo mais, há mais casos de catarata e, a nível de retina, a degeneração macular, também relacionada a idade

Bate e volta

Com vasta experiência na área, o oftalmologista também respondeu alguns questionamentos mais comuns entre a população em geral:

Qual a hora de ir a um oftalmologista?

Atualmente os pediatras recomendam os pais levarem as crianças para uma avaliação oftalmológica geral antes dos sete anos. Para as demais idades é importante uma avaliação anual.

Quais sintomas de que uma pessoa está com problemas de visão?

Dores de cabeça, cansaço visual, ardência, dor frontal ao ler, lacrimejamento, coceira, visão embaçada, olhos vermelhos, entre outros desconfortos.

Como manter uma boa visão?

A dica é simples: vá regularmente ao seu oftalmologista.

Como será o futuro na área da oftalmologia?

Cada vez mais promissor e com maior tecnologia.

Cirurgias para eliminar óculos. Visão de perto e longe. Quais as opções?

Para eliminar os óculos, a cirurgia refrativa a laser realizada na Laser Vision. Já para eliminar óculos de perto e longe é realizado cirurgia a laser LENSX, com implante de lentes premium ou de forma convencional.

Procure sempre fazer avaliações médicas rotineiras, já que a saúde é uma grande riqueza para o ser humano.