O presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, vereador Valdecir Rubbo (PDT), foi eleito, na noite da última segunda-feira, 20, como vice-presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune). A Aune e é uma instância de planejamento e gestão regional que tem como finalidade articular e integrar as ações públicas de interesse comum da região, formada por dez municípios: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos.

A Aune foi criada pela Lei Complementar 10.350, de 28 de dezembro de 1994, com base no Artigo 16 da Constituição Estadual e no Artigo 25 da Constituição Federal. Os primeiros estudos da Aglomeração foram realizados no início da década de 1970 pela Universidade de Caxias do Sul e pela Fundação IBGE/RS. A participação dos municípios na Aglomeração Urbana do Nordeste foi autorizada através de Leis Municipais, aprovadas pelas Câmaras Municipais de Vereadores e sancionadas pelos prefeitos dos 10 municípios, nos anos de 1995 e 1996.

O novo presidente da Aune é o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. O secretário eleito foi o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves.

Cinema italiano para os bento-gonçalvenses na próxima semana

Para promover a cultura italiana aos bento-gonçalvenses, as secretaria municipais de Cultura e Educação, com apoio da Fundação Casa das Artes e da Acirs – Língua e Cultura Italiana realizam a exibição do filme Centochiodi, na próxima terça-feira, 28, às 19h, na Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves. O filme retrata a história de um pesquisador, professor de filosofia e história da religião na Universidade de Bolonha, em uma história de amizade, amor no cotidiano de um vilarejo italiano. O filme é dirigido por Ermanno Olmi.

Sesc e o Dia do Desafio em Bento

Responsável pela coordenação do Dia do Desafio em Bento, o técnico em Esporte e Lazer do Sesc, Nestor Vitor Mugnol Jr, disse a este colunista que a expectativa é superar o número de participantes nesta edição. “Em 2012, 18.633 pessoas participaram do Dia do Desafio em Bento, o que corresponde a 17% da população. Neste ano, o adversário será o município de Itaguaí (RJ), que tem 109 mil habitantes”, disse.

Nova diretoria na ADVBG

A Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) reelegeu Volmir Raimondi como presidente da entidade, para a gestão 2013/2017. A eleição foi realizada durante assembleia geral ocorrida no último dia 11. Daniel Bernardini é o vice-presidente.

Bento Gonçalves pode ser uma das cidades sedes das Olimpíadas 2016

A cidade de Bento Gonçalves pode ser uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 2016. Na sexta-feira, 17, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, foi até o Rio de Janeiro, para buscar as informações necessárias para inscrever o município na Rio 2016. Conforme Sperotto, os jogos de 2016 herdariam um significativo legado em relação aos investimentos de ordem federal para a Copa 2014, além da ligação com esportes olímpicos praticados na cidade. O secretário esteve reunido com o diretor executivo de esportes  do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinicius Freire, que mostrou os projetos da entidade para divulgar o eventos e as modalidades olímpicas em todo o Brasil. A prefeitura de Bento Gonçalves irá encaminhar o cadastro nos próximos dias, já que o prazo de inscrição se encerra no dia 31 de maio.

2,4 Kg de drogas apreendidas

Há mais de seis meses à frente da 1ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de Bento Gonçalves, a delegada Cristiane Pasche já comandou 20 operações, onde 24 pessoas foram presas. “Dentro das 20 operações realizadas, a 1ª DP apreendeu 1,433 Kg de cocaína, 526,02 gramas de crack e 417,48 gramas de maconha. Além disso, foram quatro armas de fogo, diversas munições, seis automóveis e quatro motocicletas utilizadas na narcotraficância, diversos telefones celulares, equipamentos eletrônicos e objetos utilizados para embalar as drogas. Em dinheiro relacionado ao tráfico, foram apreendidos R$ 8.535. Nestas operações, também foram recuperados dois veículos em situação de furto/roubo e a apreensão de equipamentos utilizados para caça e pesca”, explica a delegada.
Os dados são referentes ao período de 12 de novembro de 2012 a 12 de abril deste ano.

Tanto nesta administração, quanto na passada, os problemas com as nossas praças continuam em Bento Gonçalves. Em muitas faltam iluminação, jardinagem e manutenção”, disse o vereador Moacir Camerini (PT), na sessão ordinária desta semana.

Zás-trás

  • Conforme informações divulgadas pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sobre o Mercado de Trabalho, durante o mês de abril em Bento Gonçalves houve um aumento de 0,88% sobre o total de empregos formais. O setor da Indústria de Transformação foi o que mais abriu postos de trabalho no município, com 169 postos, seguido pelo setor de Serviços com 108 vínculos empregatícios.
  • Em comemoração aos 40 anos de atuação da Embrapa no país, no segundo semestre deste ano serão lançadas pela Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves as cultivares de uva de mesa sem sementes BRS Isis e com sementes BRS Núbia. Além disso, junto das novas variedades, haverá o lançamento do livro “O Cultivo da Videira Niágara no Brasil”, de autoria do pesquisador em melhoramento genético vegetal João Dimas Garcia Maia, da Estação Experimental de Vitivinicultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho, localizada na cidade de Jales, no interior paulista.
  • O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bento Gonçalves, Felipe Possamai, disse a este colunista que a entidade vai apoiar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, a qual reitera a exclusividade da competência policial na condução de inquéritos criminais. De acordo com Possamai, a decisão foi tomada após a reunião do Conselho Federal da OAB, realizada na noite da última segunda-feira, 20, em Brasília. “O principal dever da OAB é defender os princípios constitucionais, onde estão bem definidas as prerrogativas do Ministério Público”, disse Felipe Possamai, sobre o apoio da OAB à PEC 37.