Insatisfação e negociação

Todo o descontentamento do funcionalismo com o reajuste de 4,5% aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária na tarde da quarta-feira, 23, ficou escancarado nas manifestações registradas durante a assembleia geral da categoria, realizada na mesma quarta-feira, mas no princípio da noite. Assim, a classe não teve ao menos a ilusão de que iria deliberar sobre a proposta de reajuste, que, evidentemente, é prerrogativa do governo e definida através de projeto de lei, e não como na iniciativa privada, por meio de um acordo coletivo. Mas o que ficou é que a coisa toda foi imposta pelo Poder Público, mesmo que o governo afirme que entabulou uma série de reunião de negociação com o sindicato. Na verdade, foram quatro encontros desde fevereiro, quando o sindicato iniciou as conversações para compor um índice que chegasse perto das perdas calculadas pela categoria em cerca de 22% desde 2001.

O desgaste do governo de Pasin é inevitável, muito por conta da situação até hoje nebulosa sobre as finanças públicas. Se a prefeitura está certa ao afirmar que os 4,5% – na prática, um ganho de 1,5% em relação à inflação do período anterior, de 4,48% entre maio de 2011 e abril de 2012, quando o funcionalismo recebeu apenas 1,86% de reajuste. Agora, é sentar a poeira e começar a negociar de novo. A meta é garantir até o final do ano pelo menos 7% sobre o reajuste atual, o que não será tarefa fácil. Pelo menos, o governo promete negociar.

Esperando o mérito

Mesmo que a Justiça tenha derrubado esta semana a liminar que garantia à Convias a exploração dos pedágios do Polo de Caxias, ainda não será desta vez que os motoristas serranos deixarão de pagar a taxa para cruzar a praça de Farroupilha. Isso porque há mais de uma ação exigindo a manutenção da exploração pela concessionária, e ambas haviam concedido liminares mantendo o serviço. Pelo visto, para passar por Farroupilha com as cancelas abertas, só mesmo depois que o mérito das ações for julgado. Mas é melhorar tirar o automóvel da chuva: com os recursos e mais recursos possibilitados pela estrutura jurídica tupiniquim, a novela vai longe.

Força política

Mais um passo para definir o processo de (re)federalização da RSC-470 será dado no mês que vem: o governador do Estado, Tarso Genro, confirmou esta semana que o atual ministro dos Transportes, Cesar Borges (foto), virá ao estado no dia 28 de junho para encaminhar a finalização do trâmite, que depende de um empurrão político, já que o estudo técnico do DNIT está pronto, e falta apenas um canetaço para incluir a rodovia no Plano Nacional Viário. “Uma vez feita essa incorporação, teremos oportunidade de buscar recursos para ampliar a manutenção, num primeiro momento, e encaminhar os projetos de duplicação tão necessária ao desenvolvimento”, afirmou à coluna o presidente da Cics Serra, Ademar Petry, que garantiu uma audiência da entidade e da Amesne com o ministro. Além disso, eles querem trazer o Borges à região.

Em destaque

O estudo técnico está pronto, falta apenas a decisão política federal para incluir essa rodovia no Plano Nacional Viário. Parabéns a toda a sociedade regional pela lutaAdemar Petry, presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (Cics Serra), sobre a vinda do ministro ao estado.

Reforço na segurança

Dos 27 policiais militares que aguardam, trabalhando em Bento, a publicação da transferência, que deve sair na próxima semana, 16 ficarão permanentemente na cidade, informou à coluna o comandante do 3º BPAT, major José Paulo Marinho. Ele confirmou que está satisfeito com a determinação, já que pedia a permanência de 15 novos soldados em Bento. Mais que isso, Marinho está satisfeito porque mais 11 soldados se incorporam à região e, com isso, 80% dos municípios da área de atuação do batalhão vão receber reforço no efetivo do policiamento.

Sinal de alerta na indústria

A indústria moveleira vai ter que correr para cumprir a meta de crescer 9% em 2013. É que o mercado está sinalizando para o aquecimento das vendas de móveis seriados, o que não é exatamente o forte das indústrias do setor em Bento. De acordo com o Sindmóveis, no primeiro trimestre, a indústria moveleira de Bento Gonçalves teve faturamento nominal 0,6% inferior ao mesmo período do ano passado. Já as exportações de móveis do Polo nos primeiros quatro meses do ano foram 12,6% menores do que no ano passado. Trocando em miúdos: a indústria de móveis planejados de Bento Gonçalves está sinalizando uma desaceleração, e é um dos motivos que explicam esses números. Algumas indústrias já estudam até mesmo parar a produção em pelo menos um dia da semana. Mesmo assim, a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, acredita que o cenário pode melhorar nos próximos meses. O setor espera que esse quadro seja revertido, e que a indústria retome sua trajetória de crescimento.

Vazou

O vazamento de trechos da ação que corre em segredo de justiça e trata das suspeitas de que alguns vereadores se apropriavam de parte dos salários de assessores trouxe à tona práticas nefastas que há muito já dominavam círculos de conversas por aqui e em todo o país. Mas também traz à superfície algumas questões relativas à capacidade do MP e do Judiciário em estancar o mal pela raiz: ora, a tal ação existe desde 2010 e, nesse ínterim, todos os denunciados participaram de uma nova eleição, e a maioria deles foi reeleita. Não teria sido possível evitar isso, nem que fosse em nome da tal ficha limpa?

Ponto

  • Guilherme Masseroni, fundador e gestor da GetWay Tecnologia, empresa focada em oferecer soluções de tecnologia para monitoramento em tempo real do varejo, fala, na próxima segunda-feira, no CIC de Bento, sobre as necessidades e desafios do mercado varejista.
  • A Comissão Técnica Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Vereadores realiza na próxima terça-feira a audiência pública de prestação de contas do Legislativo e do Executivo.
  • Será uma boa oportunidade para conhecer a situação das contas públicas referentes aos primeiros quatro meses de mandato de Guilherme Pasin.
  • Cresce a possibilidade de que a vereadora Marlen Pelicioli (PPS) reforce a bancada do PMDB no Legislativo depois que o seu partido anunciou um processo de fusão com o nanico PMN.
  • No papel, haverá um reforço para a base governista na Câmara, mas, na prática, a vereadora já engrossa as fileiras da tropa do governo.
  • Mesmo que o PP em Bento queira chegar inteiro e coeso em relação à definição do próximo presidente da sigla, que acontece na convenção marcada para este final de semana, a disputa existe e contrapõe história e renovação, tradição e modernidade.
  • Na disputa estão o histórico advogado Carlos Perizzollo, da turma do ex-prefeito Darci Pozza, e o atual Procurador do Município, Sidgrei Spassini, que representa a renovação tão enaltecida pelo prefeito Guilherme Pasin. Da decisão, sairá um balizador para as ações do partido e, por que não, até mesmo do governo municipal.