Aprovado recentemente na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui a política de atendimento integrado aos autistas e seus familiares será sancionado na quarta-feira, 2 de outubro, às 11 horas, pelo governador Eduardo Leite. A iniciativa é do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) e foi construída conjuntamente com a Rede Gaúcha Pró-Autismo.

Com a lei, o Estado ganha um programa específico que busca garantir o desenvolvimento de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), estendendo esse amparo também aos familiares, por meio de atendimento integrado nas áreas da saúde, educação e assistência social. Uma das medidas prevê que pessoas autistas recebam atenção e prioridade em especialidades como neurologia, psiquiatria,  psicopedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia, entre outras, buscando com isso a reabilitação e a consequente qualidade de vida de pessoas com autismo e suas famílias.

Outro ponto importante do projeto são as ações de esclarecimentos aos profissionais que atuam na segurança pública, especialmente bombeiros e policiais militares, sobre os procedimentos na hora da abordagem ou na prestação de socorro às pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fonte: Ascom ALRS
Foto: Reprodução