A Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgou na quarta-feira, 14, um novo boletim epidemiológico apresentando aumento no número de mortes pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Até o momento, 120 pessoas já morreram em decorrência de complicações da doença no estado. Em comparação com o informe anterior, foram nove novas mortes e 81 casos confirmados, totalizando 2.997. Estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estima que mais de 24 mil pessoas já tenha sido infectadas pelo vírus no território gaúcho.

Conforme a SES, os últimos falecimentos foram registrados em Porto Alegre (homem, 86 anos, e mulher, 26 anos), Arroio dos Ratos (mulher, 85 anos), Caxias do Sul (mulher, 96 anos), Esperança do Sul (mulher, 80 anos), Frederico Westphalen (mulher, 63 anos), Lajeado (mulher, 84 anos), Nonoai (homem, 93 anos) e Sapucaia do Sul (homem, 77 anos). Porto Alegre é a cidade com o maior número de vítimas fatais, com 21 óbitos, seguido por Passo Fundo, com 20 e Lajeado, com 10. 

Ainda, segundo a pasta, pelo menos 1.681 pacientes já são considerados clinicamente curados da Covid-19, o que representa 56,1% dos casos.

Na quarta-feira, 14, a UFPel divulgou o resultado da terceira etapa da pesquisa de prevalência do coronavírus realizada em todo o Rio Grande do Sul. A estimativa, baseada no recolhimento de informações e testes, aponta que o RS teria, atualmente, 24,8 mil casos do novo coronavírus. Nesta fase, os pesquisadores realizaram 4,5 mil testes rápidos entre sábado, 9 de maio e segunda-feira, 11.

Conforme o relatório apresentado, há subnotificação. Segundo a pesquisa da universidade, para cada caso notificado, há cerca de 12 novos sem notificação, ou seja, que não chegaram ao conhecimento das autoridades. A estimativa hoje mostra possíveis 15 mil pessoas que já tenham tido contato com a covid-19, mas levando em conta a margem de erro, o número pode ser entre 5,6 mil e 32,7 mil.

Casos de coronavírus na Serra

Foto: Maurício Bazilio / SES