Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), nova remessa de 53 caixas com 20 testes rápidos cada deverão chegar ao município na segunda-feira, 18

O Governo do RS encaminhou para Bento Gonçalves 53 caixas contendo testes rápidos para detecção de coronavírus. No total, mais 1.060 testes deverão chegar ao município na segunda-feira, 18. A quantidade de materiais foi definida conforme critérios populacionais e epidemiológicos. Pelo menos 10 municípios do entorno de Bento também vão receber novos testes.

De acordo com a SES, serão 53 caixas, contendo 20 testes rápidos cada. Conforme a prefeitura, a nova remessa vai integrar o protocolo já existente, que visa a ampliação da testagem para todos os pacientes que apresentaram sintomas para a covid-19.

Até o momento, Bento Gonçalves contabiliza 248 casos de coronavírus. Destes, 142 pacientes já estão clinicamente curados.

Em nota, a prefeitura ressalta que os testes serão feitos somente em pacientes que apresentam sintomas graves, profissionais da saúde e de segurança, obedecendo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Nove municípios da região também receberão os testes

Além de Bento Gonçalves, a região também receberá testes rápidos para a detecção da Covid-19. Conforme a SES, foi garantido o número de ao menos uma caixa por município, além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (para uso em situações estratégicas como surtos e óbitos acima da demanda, entre outras circunstâncias especiais).

Para o envio do material, a SES elencou critérios para a distribuição das 5.467 caixas. Entre os fatores estão a quantidade de profissionais da saúde, população acima de 50 anos, municípios com casos confirmados e cidades que não haviam recebido caixas do governo em remessas anteriores e número de leitos para atendimento a síndromes gripas.

Serão entregues para os municípios de Boa Vista do Sul (6 caixas) Carlos Barbosa (15), Caxias do Sul (192), Cotiporã (3), Farroupilha (28), Garibaldi (18), Monte Belo do Sul (4), Pinto Bandeira (4), Santa Tereza (4) e Veranópolis (12).

Relação completa dos municípios que receberão os testes

Casos na região, confira: