O Ministério da Saúde determinou o dia 30 de abril como data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016. O estado do Rio Grande do Sul antecipará o começo da Campanha para o dia 25 de abril, que terá o dia D em 30 de abril e término previsto para 20 de maio.

Os grupos definidos para esta vacinação são aqueles considerados vulneráveis, por apresentarem maior risco de desenvolverem quadros graves da doença e óbito após infecção pelo vírus da influenza.

A antecipação da Campanha levou em consideração os seguintes fatores: o cenário epidemiológico de Influenza no país, o início da circulação viral no Rio Grande do Sul, o recebimento até o dia 22 de abril do quantitativo de vacinas necessário para o início da Campanha e pela complexidade da logística de distribuição (Estado/Coordenadoria Regional de Saúde/Município/Unidade de Saúde).

A Secretaria da Saúde, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul-Cosems/RS, orienta que os municípios comecem a vacinação no dia 25 de abril. Naquela data, o estado contará com mais de 50% do total de doses necessárias, com plenas condições de manter o fluxo normal programado nas Unidades Básicas de Saúde para a Campanha de Vacinação contra Influeza-2016.