Sou uma mulher de sorte e acredito que o universo conspira a meu favor. Acredito que podem tirar tudo o que temos, mas jamais poderão tirar o que somos. ‘Resiliência’ é a palavra que me define”

Guerreira, resiliente e de muito bom humor. Sorriso no rosto e muito amor guiam a vida de Rosmery Scomazzon, de 57 anos. Natural de Garibaldi, a fonoaudióloga é intensa, forte, aventureira e decidida. Como diz Fernanda Montenegro parafraseando Nelson Rodrigues: ‘Aprendi a ser o máximo possível de mim mesma’!

A história de vida
Rosmery gosta de viver e aproveita cada instante. Cursou Educação Física, porém, não concluiu o curso. Com 20 anos, se mudou para o Rio de Janeiro para morar com a tia com o intuito de terminar o curso. Porém, as “peripécias do destino” fizeram com que o caminho de Rosmery tomasse outro rumo. Mudou-se para o Espírito Santo onde teve a filha, Ananda, sua maior e melhor obra. Logo, para ficar mais próxima da família, veio para Porto Alegre, onde residiu por 10 anos. Foi aí que a Fonoaudiologia entrou, para ficar, na sua vida. Retonando à Garibaldi, onde reside até hoje, tornou-se ‘mãe solo’. “ Um dos valores que mais reverenciei como valor fundamental para minha filha foi o caráter, a verdade e a autossuficiência que deve ter uma mulher, que não precisa se valer da figura de um homem para ter valor em qualquer instancia da vida”. A filha é Engenheira de Minas.

A família
Rosmery é casada há 10 anos com Evandro Ricardo de Souza, seu companheiro de aventuras. “Nos conhecemos fazendo Tracking na cidade de Segredo.Parceiro, amigo, paciente, divertidíssimo e um ser humano maravilhoso que vale ouro.” Filha de Raul Scomazzon (in memorian) e Suely Moutinho Scomazzon, tem 3 irmãos e dois sobrinhos queridos. “Meu avô e minha avó materna me inspiram até hoje. Imigrantes que largaram tudo na cidade do Porto para desbravar as terras do Rio Grande e se estabelecer na cidade de Garibaldi.Aqui tiveram seus filhos e netos, e assim como os italianos da época, passaram trinta dias em um navio à vapor.

O Centro Auditivo ScomaSom
Foi no sobrenome do pai que Rosmery teve a inspiração para o nome de suas clínicas. “De descendência italiana, surgiu o nome do Centro Auditivo Scoma’Som’, já que na Itália, os dois ‘zz’ tem o som do ‘s’”. Hoje, a fonoaudióloga tem uma Clínica em Carlos Barbosa, há 21 anos e outra em Bento Gonçalves, há 12 anos.

A Rosmery aventureira
Adoradora de tudo que for ligado a natureza, adora uma aventura. “Faço tracking com meu marido, viajamos, pedalamos, voamos de pente ou de balão”. Tem um cuidado especial com suas flores e seus gatos e cachorros. A fonoaudióloga já tem até seu próximo destino: Voltar a Porto, em Portugal e fazer o caminho a Santiago de Compostela de bike. Para o futuro, viver ainda mais intensamente: “Quero viver, viver e viver com muita saúde e aprendendo em todos os sentidos até o fim. Amo a vida!”