Natural de Porto Alegre, Rosangela Jardim está há sete anos como Diretora e Gestora do Senac de Bento Gonçalves. Formada em Pedagogia, com especialização em Gestão Educacional, Formação de Professores e um MBA em Gestão Empresarial, Rosangela terminou nesse ano o Mestrado em Educação. Começou sua trajetória no Senac, ainda como estagiária, em Tramandaí, há 15 anos. Até chegar a Bento, trabalhou em outras três cidades e, iniciou como Gestora há nove anos, em Santana do Livramento. Hoje, fez morada na Serra e se prepara para gerir a nova escola do Senac na cidade.

Desafios

Dos 15 anos de Senac, tenho aproximadamente 10 anos como Gestora, e quase sete trocas de funções. O maior desafio foram as adaptações que precisei fazer, seja de função, ou de cidade. Como gestora, todo dia é um desafio, o cenário atual é muito desafiador, assim como trabalhar com as pessoas, pois são elas que dão o resultado, que fazem acontecer, atendem nossos clientes e resolvem os problemas. O Senac foi a única escola que teve 100% da pesquisa de Clima, que mede a satisfação dos funcionários no trabalho, anualmente, e isso nos dá muito orgulho e alegria. Ser gestor é trabalhar o estado de espírito dos colaboradores todos os dias, conseguindo isso, tem-se uma equipe motivada, que confia no trabalho e acredita no potencial, assim, a tendência é de as coisas darem certo. Agora, quando eu cheguei em Bento, além dos 80 colaboradores que tinha que coordenar, vi a necessidade de nos reaproximarmos da comunidade, do setor público, privado, das Entidades, Sindicatos e em especial o Sindilojas, e isso foi um desafio.

O Senac na qualificação profissional

A importância da educação dentro do Senac é extrema. Nós mudamos as vidas das pessoas através da educação, em especial a profissional. Hoje, o Brasil tem um déficit grande, tanto na qualidade, como na formação do ensino superior. O Senac tem um trabalho grandioso, pois ele pega a mão de obra e qualifica, e sem uma qualificação se inserir no mercado de trabalho acaba se tornando difícil. Atendemos, principalmente, pessoas que não tiveram oportunidades e que querem trocar de profissão. O nosso próprio slogan: “Senac, mudando vidas”, já demostra o nosso trabalho e a importância que temos. Não educamos só as pessoas pelo trabalho, mudamos vidas. Temos dois perfis de clientes que buscam qualificação: o que quer se recolocar no mercado de trabalho e o que busca uma qualificação profissional porque não está feliz na profissão que tem e quer mudar. Estamos há mais de 30 anos na cidade, contribuindo com as pessoas. Mudando a vida do meu aluno, estou entregando para o cliente alguém qualificado, e hoje, todos queremos ser bem atendidos.

Nova Sede do Senac

A nova sede do Senac inaugura em 2022 e ela traz uma energia e um novo gás. Bento é uma região muito particular, que tem suas características próprias e oscila entre o ser da cidade e o estar turista, e tudo isso tem que ser levado em conta quando se fala em qualificação profissional. O turismo, principalmente, teve um salto muito grande e a procura por mão de obra e qualificação ficou muito maior e ainda mais exigente. A estrutura do Senac hoje é grande e confortável, porém, ainda não é moderna e não conta com equipamentos de ponta, e agora, precisamos disso para atender a demanda do mercado. A nova escola vem para atender o crescimento na área da gastronomia, da necessidade de atendermos um aluno mais exigente e com equipamentos mais modernos. O nosso foco é a gastronomia, e dentro dela, podemos trabalhar vários nichos. Além de pensar na cozinha profissional, de quem quer ter ou já tem um restaurante, pensamos também naquele público que gosta de melhorar sua cozinha dentro de casa, com um outro tipo de curso, que hoje, não consigo oferecer. A partir da análise de mercado e olhando tendências, buscamos saber quais os cursos ofertar, pois não faz sentido oferecer algo que não tenha procura. Foi pensado mais de 30 títulos novos e vamos lançando conforme a demanda. A nova sede terá capacidade de atender, em média, 280 alunos por turno. Percebemos, por exemplo, uma tendência muito forte de sommelier, não só de vinho, mas de cervejas e destilados. Queremos dar conforto, com qualidade e equipamentos modernos, para que o aluno tenha um aprendizado mais coerente e que de fato aplique no mercado de trabalho. A nova estrutura tem essa cara, de modernidade e tendência, um espaço que abraça o cliente.

Projetos futuros

Quando pensamos em futuro, pensamos em consolidação, e é isso que queremos, nos consolidar e ser referência em gastronomia no Estado e isso leva tempo. Queremos movimentar, levar eventos para dentro da escola, reunir a gastronomia do Senac de todo o Rio Grande do Sul, trazer chefes reconhecidos, fazer atividades que reúnam o turismo com a comunidade local, utilizando a escola como uma estrutura para que o turista, por exemplo, possa fazer uma atividade de harmonização na gastronomia. Teremos ações de médio e longo prazo que permitem nos tornar consolidados. A gastronomia não é uma área fácil de trabalhar, exige conhecimento técnico e professores qualificados. Queremos trabalhar o presente para que de fato nos tornemos referência. Hoje, a escola tem o foco na gastronomia e somos reconhecidos por isso, mas não somos referência, e é isso que buscamos.

Projetos Gratuitos

O Senac também consegue chegar ao público de baixa renda, com cursos gratuitos. Temos o Programa Jovem Aprendiz, que qualifica para o mercado de trabalho, onde, por lei, as empresas contratam esses jovens, que preferencialmente são de baixa renda. Capacitamos, por ano, uma base de 240 jovens aprendizes. Esse ano, o Senac lançou três diferentes programas gratuitos: o Master Garçom, o Curso Técnico em Recursos Humanos e em Logística, no sistema EAD (estudo á distância). Inclusive, estamos com inscrições abertas para outro curso gratuito de técnico em Marketing, e a qualidade do serviço é tão boa quanto para quem está pagando. Além disso, atendemos também aquele que não pode vir até o Senac, que não tem como se deslocar até a escola. Buscamos parcerias com as Prefeituras para levar o curso até eles. Normalmente esse público é oriundo da Secretaria de Assistência Social e do bolsa família, então, buscamos trabalhar ações em conjunto com o município, e com isso, conseguimos executar cursos dentro da comunidade, levando uma qualificação. Isso tudo vai depender do momento da própria Prefeitura e se há verba disponível.

Parceria com o Sesc

Desde 2020 o Sesc, Senac e o Sindilojas, juntamente com a Fecomércio, se tornaram um tri-junto, pois o Gestor do Senac, Jose Paulo Da Rosa, passou a ser também o Diretor do Sesc. Com isso, começamos a nos unir mais com relação aos próprios processos. O Diretor sempre preza e busca que cada uma mantenha as suas características. O Senac vai continuar na educação profissional e o Sesc continua contribuindo com o lazer e bem estar das pessoas. Dadas essas características, temos a missão de trabalhar cada vez mais juntas, com ações, de uma forma harmônica e com isso, nos fortalecendo cada vez mais.

Prestação de Serviços

A prestação de serviços tem inúmeras vertentes e precisamos sempre melhorar a qualidade. Para ser diferente do concorrente, é preciso ter uma qualificação profissional, quem não tem um diferencial, não se destaca. Vemos muitos prestadores de serviços perdendo seus clientes e deixando de executar seus serviços porque não buscam melhorar. Quem presta um serviço hoje, precisa estar atento a qualidade dele, que melhora com a educação. Buscar informação, estar atento ao mercado, ao que o cliente quer, pois se o serviço não tiver qualidade, perde-se o cliente fácil.

Mão de obra qualificada

Diariamente recebemos solicitação de empresários pedindo mão de obra, o que acontece é que, muitas vezes, a pessoa não consegue o emprego porque não é qualificada ou por falta de experiência. Hoje, não se olha mais no currículo a instituição de formação, e sim, as habilidades. O empresariado busca profissionais qualificados, e nem sempre há essa demanda, por isso, frisamos sempre a importância de um diferencial, é isso que vai abrir as portas no mercado de trabalho.

Conselho ao trabalhador

Para quem está desempregado, buscando uma oportunidade de trabalho, a melhor coisa é encontrar alguma maneira de se qualificar, dentro daqueles projetos que são gratuitos, pois, mesmo desempregado, se estiver fazendo um curso, na hora de contratar a empresa já observa com outros olhos. Agora, para aqueles que estão trabalhando, mas não estão totalmente felizes na carreira, que mude a vida, planeje uma nova profissão e invista nisso. Estudamos não só para aprender, mas para nos tornarmos seres humanos melhores. Cada um precisa fazer um planejamento para saber aonde quer chegar, pois ninguém dá oportunidade para quem não demostra o mínimo de interesse.

Conselho ao empreendedor

Que busque conhecimento, pois a falta dele é o motivo de muitas empresas quebrarem e empresários falirem. Para abrir uma empresa hoje, não adianta só saber vender o produto, tem que conhecer o público, entender de marketing, de finanças, ou seja, ter um conhecimento de inúmeras áreas. Empreender exige compreender e entender várias vertentes dentro do teu negócio. Para que uma empresa dê certo, precisa ser feito estudo de mercado e planejamento, caso contrário, o negócio não consegue expandir.

Conselho ao empresário

Os empresários têm que se preocupar com o produto e com o atendimento ao cliente. Para ser melhor no negócio, algo tem que ser diferente do concorrente, ganhar no diferencial. Empresas que tem uma ótima qualidade e um bom atendimento, dificilmente perdem clientes, eles sempre voltam e, melhora-se o serviço buscando possibilidades e escutando o consumidor.

Mulher no mercado de trabalho

Percebe-se ainda, principalmente em Bento Gonçalves, que os maiores cargos de gestão e políticos ainda são ocupados por homens. Por exemplo, não temos nenhuma mulher na Câmara de Vereadores da cidade, não porque não somos boas em fazer política, mas talvez por não sermos boas o bastante para vender nossa imagem e dizer aquilo que fizemos. Vejo as mulheres ocupando pouco as cadeiras de diretorias e isso acontece, talvez, porque ainda vivemos em uma sociedade, culturalmente, masculina. Hoje, algumas mulheres ainda encontram dificuldades em exercer cargos mais relevantes por conta de filhos, famílias e delas mesmo, pois ainda há uma série de questões que não nos permitem chegar á cargos de lideranças de uma forma mais tranquila, como um homem, já que temos muitas outras coisas para dar conta. Ainda existem profissões que são ocupadas predominantemente por homens e, precisamos ocupar esses espaços, ter voz mais ativa, estimular o mundo feminino para a busca de lideranças. Somos iguais aos homens em nível intelectual, o que nos permite exercer esses cargos, mas, o que nos falta como mulheres, é querer estar nesses locais.

Visão de Bento

Sou privilegiada em morar em uma região tão rica, pela diversidade de possibilidades. Encontro em Bento qualidade de vida. Moro em um lugar que, além de me oferecer bem estar, me dá um trabalho que posso executar de uma forma espetacular e, ainda, me deixa feliz. Bento está crescendo cada vez mais, investindo não só no turismo, o que reverbera para outras pontas. Uma cidade que se preocupa com o turista, mas que também preza por quem mora aqui. Apesar de não ser bento-gonçalvense, me sinto daqui. Tenho certeza que Bento vai se tornar, em poucos anos, a melhor cidade turística do Brasil. Vimos, hoje, Canela e Gramado ocupando esse lugar, muito mais pelo glamour, do que pelos serviços que oferece.

Falta de investimento na cidade

Falta investir em infraestrutura, transporte e melhores estradas, pois encontramos dificuldades em se locomover em Bento. Pensar no futuro. Por exemplo, o ciclismo vem crescendo muito, e não há uma estrada adequada pra praticar esse esporte. Bento tem paisagens lindas, mas não consigo admira-las andando de bicicleta. Investindo na infraestrutura, viabiliza que mais pessoas cheguem até aqui e isso fará com que mais serviços sejam utilizados, aquecendo a economia e consequentemente, o dinheiro vai sendo injetado dentro do município.

O Futuro de Rosangela

Estou aqui há praticamente oito anos e durante minha carreira profissional, morei em quatro cidades diferentes e Bento foi a que mais tempo estou. Cheguei em um momento da vida que vivo mais o hoje, sem me preocupar tanto com o futuro. Por um bom tempo me preocupei com a cidade que iria morar, no que iria estudar e que apartamento comprar. O meu futuro é algo desenhado a partir do meu presente. Minhas projeções são em continuar como gestora, pois acredito que ainda posso contribuir estando aqui dentro e trabalhando com a educação. Quero dar resultado para a escola nova e qualificar ainda mais pessoas para o mercado de trabalho. Trabalhar cada vez mais com uma equipe boa e, consequentemente, tudo vai me deixar feliz para que, pessoalmente, possa viajar, passear e cuidar de mim. Talvez, nos planos, esteja começar um doutorado ano que vem, mas, por enquanto, o meu futuro está sendo viver o presente.

Queremos (Senac) ser referência em Gastronomia no Estado

Bento vai se tonar a maior cidade turística do Brasil