Muitos clubes correm risco de serem rebaixados ou subirem ao G4 nesta rodada

Momentos decisivos do Campeonato Gaúcho de 2022 se aproximam. Desta vez, a competição está a uma rodada de chegar ao fim da primeira fase, que consiste em pontuações para definir quem segue a segunda etapa. Mesmo com os últimos jogos para acontecer, a maioria dos 12 clubes não estão com vagas definidas para o rebaixamento ou o G4, portanto, o peso dessa 11ª rodada é maior.

Serra Gaúcha terá representante nas finais?

Dois clubes representam a Serra no Gauchão de 2022, Juventude e Caxias, e ambos tiveram desempenhos diferentes nos jogos, ocupando posições quase opostas na tabela, ao longo do Campeonato Gaúcho. O Caxias desde o começo teve algumas entradas no G4, mas após a recente derrota para o Ypiranga por 2 a 0, no último sábado, 4 de março, ele se distanciou.

Enquanto isso, o alviverde segue uma luta para não deixar a elite do futebol gaúcho a partir de um possível rebaixamento. Logo nas primeiras partidas, o clube ocupou a posição dos dois times com menos pontos da competição, e assim seguiu por um bom tempo nestas últimas semanas. Recentemente, neste sábado, ele venceu o Guarany de Bagé, o que deu um respiro nos pontos, mas nada garantido.

Agora, com as últimas partidas todas marcadas para o próximo sábado, 12, às 16h30min, Juventude e Caxias dependem dos resultados um do outro. Caso o grená derrote o União Frederiquense, o Ju não correrá mais riscos de cair. Do outro lado, caso o alviverde ganhe, aumentam as chances de o rival ingressar o G4, pois será um time a menos na corrida pelas finais. Portanto, a dupla Ca-Ju, seguindo a tradicional rivalidade, ficará de olho no placar do lado.

Aqueles que seguem à próxima fase

Com o término desse primeiro momento do Gauchão, em que os pontos definem uma linha de corte entre quem segue, quem fica e quem cai, a próxima é formada por confrontos diretos entre os quatro melhores da tabela. Ainda em março terá início as semifinais, onde o 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º encara o 3º. Os jogos serão feitos no sistema de duas partidas, ida e volta.

Já a derradeira final tem espaço no fim deste mês e no começo do próximo, em abril, quando os dois últimos jogos definirão o campeão do Campeonato Gaúcho de 2022. No momento, somente o Ypiranga-RS e o Grêmio estão confirmados para seguir à etapa seguinte, enquanto Internacional, Novo Hamburgo, São Luiz e Caxias irão tentar as outras duas vagas.

Últimos jogos da 1ª fase (12/3 – 16h30min)

  • Caxias x União Frederiquense
  • Brasil de Pelotas x Juventude
  • Grêmio x Ypiranga
  • Guarany de Bagé x Internacional
  • Aimoré x São Luiz
  • São José x Novo Hamburgo

Foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude