A Arquiteta e Urbanista, quando se refere a sua história de vida ressalta. “Curta, considerando tudo que ainda quero viver”. Ela tem os pais como referência e pela irmã, um amor incondicional. Se define como uma pessoa humana. Esta é Renata Tosi, filha de Sônia Maria e Renato Tosi e irmã de Roberta. Capricorniana, é vista pelos amigos como uma pessoa séria e namora há dez anos, com Maurício Sonza, uma pessoa que considera muito especial.

Profissional dedicada, Renata se empenha ao máximo em tudo que faz. Tem seu próprio escritório de arquitetura, além de ajudar seu pai, na construtora. “Busco a satisfação e realização das pessoas, se os clientes ficam satisfeitos, eu fico satisfeita”, afirma a arquiteta.

Adora viajar, procurando tornar todas as viagens, inesquecíveis. “Nunca saberemos quando poderemos voltar aos lugares, mas tenho dois em especial, Itália e Nova Iorque”, relembra ao citar sua viagem preferida. Renata lembra com carinho a infância ao lado na nona. Para ela, felicidade é dormir com a consciência tranquila e qualidade de vida é beber um vinho em boa companhia, ter liberdade e não alimentar vícios.

“Um ídolo: meu pai. Sem deixar de citar minha melhor amiga, a minha mãe”, orgulha-se ao mencionar a admiração pelos pais. Como meta Renata quer retribuir de alguma forma as boas oportunidades que a vida lhe proporcionou. Para ela as pessoas deveriam ser mais conscientes, sobre o cuidado com o meio ambiente. “Isso não é mais tolerável, lixo se joga no lixo”, enfatiza.

Católica, mas que busca conhecer diversas maneiras de entender a existência de Deus, ela acima de tudo, acredita na justiça. “Uma frase que um amigo me disse, quando falávamos dos conflitos entre países: ‘quanto mais me afasto das religiões, mais perto me sinto de Deus’, me faz refletir. As diversas crenças mundiais assustam. Amar o próximo e respeitar o ser humano, deveria ser natural, como princípio, sem motivos religiosos”, ressalta. E complementa com uma frase do Poderoso Chefão: “Não odeie seus inimigos, isso afeta seu raciocínio”.

Texto: Caroline Pandolfo