É comum ouvir as pessoas falarem pelo canto da boca ao deparar com uma birra infantil”a culpa é da mãe que não sabe educar!”. Ainda hoje, depositamos toda a responsabilidade e confiança da personalidade pelo amor da figura materna, mas pesquisas recentes estudam o poder de rejeição – e ele é muito poderoso – e como isto é recebido pela criança.

Tipos de pai ausente

Ser amado ou rejeitado pelos pais afetam a personalidade e o desenvolvimento das crianças até a fase adulta. As crianças rejeitadas sentem como se tivessem sido socadas no estômago a todo momento. Isto de acordo com pesquisas nos campos da neurociência revela que as mesmas partes do cérebro ativadas quando as pessoas se sentem rejeitadas são ativadas quando sentimos dor física.

As crianças rejeitadas sentem mais ansiedade e insegurança, e são mais propensas a serem hostis e agressivas. E, pior, sentem mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outras pessoas, pois têm medo de passar pela mesma situação novamente.

A figura paterna na infância pode ser mais importante para a criança do que a materna! Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do pai. Uma explicação pertinente é que o papel masculino ainda é supervalorizado e pode vir acompanhado de mais prestígio e poder. Por causa disso, pode ser que uma rejeição por parte do pai tenha um impacto maior na vida da criança.

Sem desculpas para colocar a culpa na mãe e mais exigências ao pai de participar da vida dos filhos!