O professor, escritor, tradutor, editor e conferencista, Darcy Loss Luzzatto morreu na madrugada desta segunda-feira, 18, aos 85 anos, em Pinto Bandeira. Luzzatto é considerado responsável pela pesquisa sobre o “Talian”, dialeto utilizado na região pelos descendentes de italianos.

Autor de diversas obras sobre o dialeto, Luzzatto foi responsável pela elaboração do dicionário Português/Talian. Sua paixão pela língua dos antepassados começou em 1984, com o intuito de resgatar a língua materna, tornando-se referência na região, Estado e no país, quando tornou-se palestrante.

A personalidade ímpar fez com que ele fosse conhecido mundo afora como Professor Luzzatto, o homem do Talian. Entre outras dezenas de livros para o ensino do Talian, também estão o Almanaque Vêneto e Lampi di Memoria, onde conta suas lembranças, um legado para os imigrantes italianos. Lutou pelo reconhecimento do idioma no Brasil e, além disso, era um excelente cozinheiro. Entre seus livros de receita está o Culinária da imigração Italiana.

O velório de Luzzatto ocorre na Capela da Paz, em Pinto Bandeira. De acordo com a família, há limite de pessoas no local onde ocorrem as últimas homenagens. Seu corpo será cremado às 19h30min, em Caxias do Sul.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação