Escudos faciais e caixas protetoras para serem utilizadas em leito hospitalar são produzidos em Bento Gonçalves e entregues para vários municípios gaúchos

Mais 450 protetores faciais (do tipo face shields) e 21 caixas protetoras para serem utilizadas no leito hospitalar (aerosol boxes) foram entregues pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a hospitais de Porto Alegre e das regiões Litoral e Serra na semana de 11 a 15 de maio. Os materiais são produzidos e doados pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, campus em Bento Gonçalves.

Desde o mês de março, com o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, cerca de 2.150 face shields já saíram dos laboratórios do CTA. Os protetores atuam como um escudo, aumentando a barreira entre o médico ou enfermeiro e os pacientes. Foram produzidas também 30 caixas protetoras denominadas aerosol box, um equipamento simples, mas inovador, utilizado no leito hospitalar sobre a cabeça do paciente para reduzir riscos de contaminação.

Todas as produções são doadas a hospitais, prefeituras e outros agentes envolvidos com atendimento ao público, beneficiando 12 municípios até agora (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Montenegro, Osório, Paraí, Passo Fundo, Pedro Osório, Porto Alegre e Teutônia). Segundo o professor do Campus Farroupilha e coordenador da oficina de Tecnologia Assistiva do CTA, Bruno Kenji Nishitani Egami, a partir dessas entregas, há demanda para a produção de mais 1.500 face shields.

Modelos e tutoriais estão disponíveis

O CTA utiliza seus equipamentos para realizar corte a laser e furação dos protetores. A mão de obra é de servidores que trabalham de forma remota ou em revezamento, a fim de evitar riscos de contaminação. Já a matéria-prima – basicamente acrílico, PET, elástico e cola – é oriunda de doações (saiba como ajudar).

Foto: Divulgação/IFRS