Trabalhadores informais com contas na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil começaram a receber na quinta-feira, 9 de abril, auxílio financeiro do governo para fazer frente à crise do coronavírus

Já começou a ser depositado o dinheiro da ajuda anunciada na segunda quinzena de março como medida para fazer frente às dificuldades financeiras de trabalhadores informais, entre outras categorias, causadas pela pandemia do coronavírus. Na terça-feira começou a receber quem trabalha sem vínculo empregatício, com contas na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco do Brasil (BB). São trabalhadores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério da Cidadania.

A Dataprev, responsável pelo processamento de dados do Instituto Nacional de Seguridade Social, filtrou do cadastro os trabalhadores aptos a receberem o dinheiro, chamado popularmente de “coronavoucher”. O valor está sendo depositado diretamente na conta da pessoa, dispensando a necessidade de ir ao banco para fazer o saque. A primeira rodada – que a partir de quarta começou a ser depositada também nos outros estabelecimentos da rede bancária – tem previsão de atender, no total, até 18 milhões de trabalhadores.

Com aplicativo

Depois dos informais começaram a ser liberados recursos para os não-cadastrados. Para estes a Caixa Econômica Federal disponibilizou um aplicativo para celulares ou página na internet para quem acessar de um computador tradicional, para realização de cadastro e preenchimento de um formulário com dados como número do cadastro de pessoa física (CPF), idade e se já recebe algum benefício do governo, entre outras informações.

Bolsa família

Já os beneficiários do programa Bolsa Família, por já possuírem alguma renda, serão contemplados com o auxílio federal a partir da quinta-feira que vem,16, de acordo com o calendário regular de pagamento estabelecido e divulgado pelo Ministério da Cidadania.