O coronavírus está atingindo os profissionais que atuam na área da saúde em Bento Gonçalves. Pelo menos 50 profissionais do setor, vinculados à prefeitura e ao Hospital Tacchini, já foram afastados, seja por apresentarem sintomas gripais, confirmação do Covid-19 ou por se enquadrarem no grupo de risco.

O município tem cerca de 800 servidores que atuam na área. Desses, 34 estão em quarentena. O secretário de saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, admite que, embora todas as medidas de proteção estejam sendo tomadas, é muito provável que o número aumente.

Para suprir a demanda das pessoas que estão com atestado, Siqueira afirma que além de um contrato emergencial para enfermeiros e técnicos, alguns servidores aprovados em concurso foram convocados para trabalhar. Também foi feita a suplementação de algumas funções, passando a carga horária de 20 para 40 horas.

No Tacchini

Entre o Hospital Tacchini, em Bento e o São Roque, em Carlos Barbosa, 22 funcionários estão ou já passaram pela quarentena.

O gerente de Gestão de Pessoas do hospital, Augusto do Amaral, reforça que o Sistema Tacchini está acompanhando todos os profissionais, mas de forma mais próximas os que lidam diretamente com pacientes que podem estar, ou estão infectados pelo coronavírus. “Existe uma forte atuação para que possamos dar acompanhamento a estes colaboradores e, para quando em condições de saúde adequada, possam retornar ao trabalho de forma segura”, finaliza.