Quo Vadis?

Já usei anteriormente essa expressão que aparece na Bíblia, em João 16:5, onde Jesus Cristo diz: “Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: Para onde vais?”

E nessa turbulência política em que vivemos – há cinco décadas, quer queiram petistas ou antipetistas -, ela cabe perfeitamente. É uma “fala de manhã”, “desmente à tarde”; um fala que é, outro fala que “não é” ou que “não é bem assim” ou, ainda, que “foi mal interpretado”. A pergunta, pois, na verdade, é feita para 210 milhões de brasileiros que estão sem rumo, sem norte. O Brasil atual quebrou a bússola? Afinal, “quo vadis”, Brasil?

Era amigo?

Os brasileiros estavam felizes da vida. Afinal, os Estados Unidos, através de seu “fantástico” presidente, davam mostras de que era “amigo do peito” do seu similar (em todos os sentidos) brasileiro. Tudo era noticiado, oficialmente, como “finalmente nos aproximamos de que nos interessa” e até a entrada CERTA do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é algo como “união dos países com maior renda, democracia representativa, elevado índice de desenvolvimento humano e considerados desenvolvidos”.

Era amigo, mesmo?

E então, loas foram tecidas pela conquista do Brasil, graças à amizade dos dois presidentes. Mas, eis que os “amigos” apoiaram a Romênia e a Argentina (que está quebrada) e estes países foram aceitos no OCDE. Detalhe: a sede da Organização é na FRANÇA, do presidente Emmanuel Macron, cuja esposa, Brigitte Marie-Claude Macron “é mais feia” que a do nosso presidente, que garante que ele quer “ficar com a Amazônia para explorar suas riquezas”. Será que a França é mais importante que o Brasil para os Estados Unidos? E a Romênia? Bem, talvez nunca saberemos. Mas, cabe perguntar: Era “amigo”, mesmo?

Deus salve a cabeça!

A frase é esta: “Meu Deus, salve, lave a cabeça dessa imprensa fétida que nos temos. Lave a cabeça deles, que bote coisas boas dentro da cabeça, que possam perguntar, me ajudar a publicar matéria para salvar nosso Brasil. Eles não viam problemas nos governos anteriores.” Por mais inacreditável que possa parecer, ela foi pronunciada por Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil.

A cabeça de quem, mesmo?

Certamente, esse Senhor, que mudou NOVE vezes de partido e foi um deputado “baixo clero” por mais de 28 anos, não “tava nem aí” para a imprensa, desde os governos de Sarney, passando por Collor, Itamar, Lula, Dilma e Temer, os quais sofreram, sim, severas críticas pelo que fizeram de errado nos seus governos. A imprensa NÃO CRIA notícias, apenas as DIVULGA. E ele quer que só divulguem “coisas boas”. Ele quer ser um “governo militar”, aqueles que pautavam a imprensa, sob censura? Bem, já não duvido de mais nada, em se tratando da politicagem nacional.

Perigo!

Sim, eu sei que, nos dias atuais, não aplaudir tudo o que sai do governo é ser “petista”. Os “antipetistas” de carteirinha não admitem, sob nenhuma hipótese, as parlapatices atuais. Uma recente do Bolsonaro foi de cabo de esquadra. Perguntado por empreendedor, Lemuel Simis, “E O QUEIROZ?”, Bolsonaro respondeu: “COM A TUA MÃE”. A seguir, um dos bolsonaristas “fanáticos” que estava próximo, disse ao Lemuel: “Eu tenho um filho de 30 anos que se te pega, te corta em cinco”. Discordar do Jair, hoje, seja do que for, é taxado, imediatamente, de “petista”, “mortadela” ou “comunista”, ou seja, é correr riscos. É perigoso! Então, que não se leve como “discordância” minha. Apenas divulgação de FATO.

Sobrará algo?

Governo federal leiloa áreas de exploração do nosso petróleo e anuncia “ágio” acima do esperado. Claro que muitos acreditaram. Entregam nossa principal fonte de energia a preços que, de tão baixos, obtém “ágio”. Exatamente como fizeram com a CEEE, CRT, Vale do Rio Doce e dezenas de outras estatais, notadamente BANCOS (o alvo do “sistema”, agora, é o Banrisul, no Estado e os Correios, além da Petrobrás, é claro). Brasil tem dívida pública superior a QUATRO TRILHÕES de reais (fora os “ameaços”). Uns cem bilhões (que é o que anunciam) pela “venda” (por assim dizer) do PRÉ-SAL, significarão pouco na amortização da dívida, caso seja empregado nela. O que venderão, depois que torrarem todas as estatais?

Quando implodirá?

Que o Estado do RS vai implodir por excesso de gastos até as juritis da Praça Dr. Tacchini sabem. A dúvida é “quanto tempo demorará”. Nada nem ninguém sobrevive muito tempo gastando mais do que arrecada. Há limites para tudo. Inclusive para o Estado do Rio Grande do Sul. A resposta é “muito brevemente”.

Últimas

Primeira: Está difícil a vida de alguns políticos. No México, cidade de Santa Rita Invernadora, o prefeito Jorge Luís Escadón foi amarado a uma pick-up e arrastado pelas ruas. Motivo: não cumprimento de promessas de campanha;

Segunda: Já pensaram se a moda pega no Brasil? Com mais de 5.570 municípios, 26 Estados e o Distrito Federal? Faltariam caminhonetes, não?

Terceira: Já há rumores de “promoção” ao Dallagnol, um dos membros notórios da força-tarefa da Lava Jato. Qual o objetivo? Enfraquecer ou fortalecer a Operação? Ou há algo mais atrás disso? Saída “honrosa”, como se comenta? A conferir!

Quarta: Na sua já tradicional “guerra” contra tudo e contra todos, Bolsonaro entra, agora, em conflito com o partido que o abrigou para se eleger presidente. Pode isso, Arnaldo?

Quinta: O grande derrame de petróleo na costa brasileira já chegou a Salvador, na Bahia. O que resta acontecer de desastres ambientais no Brasil?

Sexta: O Esportivo comemorou, em alto estilo, no salão de eventos do Centro Empresarial, seu centenário. Antes ocorreu a solenidade de entrega das melhorias no Estádio;

Sétima: A destacar a Unidade Básica de Saúde, anexa ao Estádio, que atenderá a comunidade do Bairro São João e arredores;

Oitava: Grêmio e Inter lado a lado no Brasileiro. Quem chegará na frente? Mas, o Grêmio ainda tem a Libertadores para pensar. Superará o poderoso Flamengo, que já eliminou o Inter na competição? A conferir no dia 23;

Nona: Por hora, parabéns às crianças, de todas as idades, pelo seu dia.