Uma pesquisa revela que poucos brasileiros têm possibilidades de frequentar um curso superior. Ou poucos adultos frequentam um curso regular, ou por falta de escolas ou por necessidade de um trabalho para poder sobreviver… Ou outros dizem: escola é coisa de criança…
Desses todos, a maioria tem algum livro em sua casa, seja um livro didático de escola ou um livro religioso. Mas o livro nunca é lido, só raramente alguém passa as páginas para ver as ilustrações…
Não é de se admirar que, no Brasil, a cultura seja considerada coisa sem valor… No ambiente em que vivemos nos espanta cenas de violência, vandalismo, destruição e morte em todos os cantos e recantos, destruição de monumentos, de ônibus e desrespeito ao ser humano…
Um povo sem cultura tem poucas oportunidades de futuro.
A crise econômica não se resolve só com dinheiro ou projetos mal encaminhados e poucos fiscalizados. Não é de se estranhar que nosso povo passe horas perdendo tempo com jogos eletrônicos ou navegando no computador…
O livro obriga as pessoas a pensar e ajuda a formar a consciência crítica.
Um povo que lê pouco, pensa e raciocina pouco… É mais fácil de ser manipulado, controlado, influenciado e
enganado…
O povo brasileiro, como os outros povos subdesenvolvidos, não lê e não gosta. Até paga para não ter que ler! Preferem ficar mais acomodados e não aprendem a pensar…
Alguns meios de comunicação modernos e atualizados preferem divulgar violência e pornografia, pois isto gera mais “audiência” e “ibope”.
Ler é o que precisamos para construir um mundo e um futuro melhor.
Se quisermos mudanças fundamentais devemos incentivar nas pessoas a vontade de ler, de saber, de pesquisar, de pensar e formar uma consciência crítica…
É preciso despertar nas crianças e nos jovens a vontade e o gosto pela leitura. Ler é refletir. Refletir dá condições de saber, de estar informado, de produzir, de inventar, de trabalhar e de intervir…
Ler faz refletir. A reflexão obriga a criar e formar ideias próprias.
“Forme sua consciência analítica e crítica – leia”.
Parabéns aos organizadores da Feira do Livro, com o tema “Primavera das Palavras”.
É uma oportunidade de refletir e analisar a importância, não apenas o livro, mas a importância das palavras que podem modificar nossa vida e reviver uma nova primavera…