A queda expressiva no número de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) pode provocar a realização das chamadas cirurgias eletivas do Hospital Tacchini. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 4 de agosto, pela instituição que após 15 meses de interrupção nos procedimentos, provocados pela pandemia de covid-19, retorna, gradativamente a realizar os procedimentos.

De acordo com o Tacchini, os estoques no Hemocs, local que armazena as bolsas de sangue oriundas de doações e distribui para os 49 municípios da região está abaixo dos níveis considerados mínimos para seu funcionamento. Em alguns casos, por exemplo, a situação é crítica, como, por exemplo, o estoque de sangue O+ e A+, tipos mais utilizados na região e que estão abaixo de 20%.

Em Bento Gonçalves, a situação não é diferente, com a pandemia, a reposição diária de sangue tipo O- era de 15 bolsas. Agora, esse número não chega a três, conforme aponta levantamento do mês passado. Esse tipo sanguíneo é o mais requisitado, uma vez que é também utilizado em procedimentos de urgência, como politraumatismos, em que não há tempo hábil para fazer o teste para definir a tipagem sanguínea.

Se a situação não apresentar melhora significativa nos próximos dias, a instituição bento-gonçalvense deverá reavaliar a realização dos procedimentos eletivos. Atualmente, o Centro Cirúrgico da instituição trabalha com cerca de 80% de sua capacidade.

Por não possuir um centro de doação de sangue e visando facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. Em razão da pandemia de covid-19, os cuidados dentro do veículo são redobrados. Entre as ações está a distância mínima entre passageiros, uso obrigatório de máscara e higienização constante do veículo.

Para doar, é necessário realizar agendamento junto ao Hospital Tacchini, pelo fone (54) 3455-4151, com Ana Paula.

Foto: Ascom Hospital Tacchini