Parceria entre Prefeitura, Rotary Club e 6°BCom transformou ambiente escolar para recepcionar os alunos que retornaram das férias

Os cerca de 800 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Borges Frota, localizada no bairro Zatt, em Bento Gonçalves, foram surpreendidos nesta semana, ao retornarem do período de recesso escolar. É que, por meio de uma união de esforços entre Prefeitura, Rotary Club e 6° Batalhão de Comunicações (6°BCom), todo o colégio e entorno passaram por um grande processo de revitalização.

De acordo com o prefeito Diogo Siqueira, a ideia do mutirão surgiu de uma conversa entre os três segmentos. “Com objetivo de unir esforços para uma ação em prol de um educandário do município”, afirma. A escolha pela Maria Borges Frota, segundo ele, foi porque a mesma está em processo para se tornar uma escola cívico-militar.

Para dar vida ao projeto, a mobilização contou com o envolvimento de muitas mãos solidárias. Do 6° BCom, cerca de 20 soldados e dois sargentos se engajaram na atividade. Também estiveram presentes o Gabinete do Prefeito, Secretaria de Obras, de Meio Ambiente, de Mobilidade Urbana, de Educação e Câmara de Vereadores, além de integrantes do Rotary, Alessandro Chies e Gilberto Zandoná.

Ação ocorreu na quarta-feira, 28 de julho e quinta-feira, 29

A transformação da escola foi completa. Em dois dias de trabalho, na quarta-feira, 28 de julho e quinta-feira, 29, foram realizadas a pintura de três salas de aulas e de paredes externas, meio-fio, lombada, portão de entrada, guarita do vigia, além de poda e manutenção de árvores. A horta do colégio não ficou de fora e foi revitalizada. O entorno do colégio também ganhou atenção com a troca das lâmpadas, para que os alunos do turno da noite tenham mais segurança ao chegar e sair do local. Além de tudo isso, o parquinho ganhou um novo brinquedo: uma casinha para as crianças.

E não parou por aí, a diretora Jaqueline Bondan de Lima, orgulha-se em contar que a ação fez muito mais. “O pessoal da Secretaria de Obras mexeu nas tubulações e fez consertos no estacionamento, no escoamento da água. Também consertaram toda rua, fizeram calçamento para facilitar a saída dos carros, porque antes eles batiam. Realizaram ainda a pintura da via pública, da faixa de segurança. Quem chega no entorno da escola, já nota esse cuidado, que não foi só para nós”, afirma.

Tubulações da rua receberam manutenção

A diretora destaca o resultado da ação, que ficou nítido para quem convive diariamente no local. “Foi uma melhoria bem grande, uma transformação que a comunidade estava merecendo. Aos pouquinhos íamos fazendo, mas de pouco em pouco, não gera esse impacto que essa mobilização gerou”, afirma.

Sentimento de gratidão

Com brilho nos olhos e alegria na voz, Jaqueline destaca a felicidade ao ver o colégio transformado em um ambiente melhor. “É um sentimento de muita gratidão, porque nossa escola é grande e demanda de muito recurso para fazer melhorias. Esse carinho de fazer isso pelo bairro, pelas pessoas que acessam a escola, que é uma das maiores do município, faz a gente ficar feliz por terem nos escolhido. Esse olhar carinhoso foi muito importante, gerou um impacto muito grande para a comunidade”, frisa.

Vice-diretora Elaine e diretora Jaqueline estão orgulhosas da ação

Também orgulhosa da ação, a vice-diretora da tarde e noite, Elaine Beatriz Tomasini compartilha do mesmo sentimento: gratidão. “A nossa escola precisava e a nossa comunidade merece. Quando a gente voltou para a escola e os professores e alunos entraram, vimos que o impacto foi realmente maravilhoso”, afirma.

O governador assistente do Rotary, Gilberto Zandoná também destaca o valor que a ação teve para a entidade. “Importância enorme para o Rotary, mas ainda maior para os alunos e professores da escola”, resume.

O sargento Douglas Macalli, que coordenou a ação do efetivo, afirma que a atividade foi um momento muito importante na vida dele. “Para nós, isso só acrescenta também. Serve para que a sociedade veja que estamos empregados nessas missões, que a gente pode sim auxiliar a população. Estamos aqui para ajudar e motivar os jovens a talvez um dia vir servir”, frisa.

Ex aluno participou da ação

Thainan Aires frequentou a escola do jardim até a 8° série. No dia da atividade o jovem retornou para o local, mas desta vez, como soldado do 6° BCom, para contribuir. “Foi um sentimento muito bom, uma alegria grande de poder voltar como um militar, ajudar a escola, ver o quanto ela cresceu e evoluiu desde que sai. Foi muito gratificante ajudar”, conclui.

Crédito fotos: divulgação