A Campanha Gaúcha ganhou o seu próprio reconhecimento de Indicação Geográfica para os vinhos produzidos na região. Mas quem realmente ganha com essa conquista? As vinícolas que compõem a associação? O enoturismo local? A rede econômica das cidades próximas? Também. Mas, com certeza, o impacto e benefício dessa conquista é muito maior.

Com a inserção da Campanha Gaúcha, os vinhos do Rio Grande do Sul passaram a ter sete Indicações Geográficas, sendo a Altos Montes uma delas, desde 2012. Cada novo reconhecimento de terroir gaúcho é uma conquista para todo o Estado, que tem a sua imagem fortalecida como referência na produção de vinhos de excelente qualidade. Título que favorece não só o comércio das bebidas, mas também o turismo, que se torna cada vez mais rico em produtos e rotas de enoturismo. Um turista que venha visitar a região do Vale dos Vinhedos, podem também optar por estender sua rota na região dos Altos Montes, Pinto Bandeira e explorar, agora, a Campanha Gaúcha. Ou seja, essa conquista deve ser celebrada não apenas pelas vinícolas da Campanha, mas por toda a rede de vitivinicultura e turística do Estado.

Mas ainda tem mais. Sabemos que, apesar de possuirmos rótulos premiados em todo o mundo e competirmos em pé de igualdade na qualidade de nossos produtos com os estrangeiros, o vinho brasileiro ainda está buscando o fortalecimento de sua imagem no mercado externo e dentro do próprio país. E toda vez que um terroir é reconhecido ou um vinho é premiado, não é só aquela região ou vinícola que ganha. Todas as vinícolas brasileiras ganham. Toda a rede turística e econômica ganha. Todo o país ganha. Todos nós ganhamos.

Por isso, nós, enquanto vinícolas e associações de produtores de vinhos, não devemos considerar a conquista do nosso vizinho como uma ameaça. Precisamos, mais do que nunca, pensarmos de forma coletiva, com uma visão ampla. Podemos, sim, ter conquistas individuais, mas quando nos unimos o impacto delas é sempre maior. Nós, da Associação das Vinícolas dos Altos Montes ficamos muito felizes com esse novo reconhecimento e acreditamos que devemos todos brindar juntos, pois quem ganha com essa conquista somos todos nós!