Em época de crise, como estamos vivendo hoje, é natural o mercado retrair. Encontrarmos empresas de todos os tamanhos enxugando ao máximo os seus gastos e cortando todos os seus investimentos. Mas sempre alerto que a crise vai passar, ou melhor, essa vai passar e, infelizmente, virão outras. Precisamos aprender a conviver com ela e, sim, em uma época de crise, aprender a criar, recriar e inovar, principalmente no relacionamento com o cliente.

A grande questão é: “Como a comunicação pode ajudar a conquistar e manter clientes em tempos de crise?”. A resposta é simples, dar total atenção à comunicação no relacionamento, principalmente com o cliente.

Você conhece bem o seu cliente? Sabe das suas preferências? Ou só faz contato com ele para vender os seus produtos ou serviços? Neste tempo de restrições, você contatou os seus clientes apenas para vender ou sequer fez isso? Mandou mensagens positivas? Orientou cuidados básicos com a higiene?

Sabemos que a comunicação é natural ao ser humano, mesmo assim, nem todos sabem se comunicar com efetividade, por isso precisam de um especialista da área para lhes orientar. Na gestão de crise, mais de 80% de suas ações são da área da comunicação.

Apesar de os empresários saberem disso, uma das áreas mais afetadas em um contexto de crise é a da comunicação. Há um entendimento equivocado de que ela não é tão importante assim. Mas a comunicação é sim uma das armas fundamentais para você usar no seu negócio e superar a atual crise.

As informações precisam fluir com naturalidade dentro e fora da organização, dentro para os seus colaboradores e fora para os seus clientes e parceiros. O bom clima organizacional é muito importante aqui. No momento de insegurança ou retração do mercado, muitas empresas criam situações de pânico entre os seus colaboradores, o que atinge diretamente o cliente.

As empresas que priorizam a comunicação efetiva no relacionamento com todos os seus públicos estão pensando na sua permanência e crescimento no mercado, apesar das crises. Para ter um bom relacionamento é preciso se comunicar bem. Comunicar bem não é apenas mandar mensagens, mas, acima de tudo, ouvir, saber receber as informações de seus clientes e parceiros profissionais, ou seja, dar e receber feedbacks. Neste contexto de incertezas, busque alternativas para se comunicar melhor, de maneira adequada, e esteja mais disponível para os seus públicos.

Ana Paula Megiolaro
Consultora e educadora corporativa