Cuidado! Se você pensa que tratar obesidade se resume a contar calorias e buscar “o melhor medicamento”, saiba que tais fatos podem gerar a disbiose intestinal. Saiba que disbiose intestinal pode gerar obesidade e mais uma gama enorme de doenças, favorecendo a sensação de que a saúde está dependente de medicamentos … Disbiose intestinal acontece quando a flora intestinal se desequilibra, gerando aumento de gases, retenção de líquidos, altera sistema imunológico, desequilibra neurotransmissores, favorecendo, assim, depressão, ansiedade, estresse, enfim … Saiba que todo o tratamento da obesidade deve começar questionando o estado da flora intestinal, a qual está intimamente relacionada com a qualidade da saúde …

Enquanto acreditarmos que as pessoas engordam porque comem demais, porque consomem mais calorias do que gastam, estaremos, em última instância, colocando a culpa em um estado mental, uma fraqueza de caráter, e deixando a biologia humana totalmente de fora da equação. Saiba que a obesidade é um estado de desequilíbrio corporal, onde a função digestiva alterada é capaz de manter o estado de obesidade, bem como favorecer o consumo de medicamentos para as mais diversas doenças. Lhe pergunto, a obesidade é fator de risco para doença ou deve ser encarada como a própria doença? Podemos pensar em obesidade sem questionar o fato da saúde humana estar dependente de medicamentos? …

Pois medicamentos alteram a flora intestinal, que por sua vez gera mais doenças e mais consumo de medicamentos, o que tende a favorecer o crescimento da obesidade … Saibamos que medicamento, usado excessivamente, gera mais doenças, mais consultas, mais exames, enfim, pois medicamento apenas silencia sinais e sintomas. Se você pensa estar dependente de medicamento, busque questionar o profissional da saúde quanto às causas da sua dependência, pois tratar doença não gera mais saúde, mas pode gerar mais doenças. Sendo assim, quando o assunto for a sua saúde sempre questione os motivos que lhe levaram a chegar a tal situação, pois o rótulo da doença se refere ao conjunto de sinais e sintomas já instalados, para os quais serão usados remédios para remediar os problemas … Se você busca mais saúde, antes de mais nada, saiba que não existe doença de um órgão apenas, sendo assim, busque entender seu problema de saúde com foco no corpo humano, e não na “máquina humana” … Busque informações referentes as medicinas funcional, Integrativa e Antroposófica, busque saber o real conceito de saúde, que não é apenas ausência de sinais e sintomas de doença.

Cézar de Moura – Médico