Em meados de abril deste ano, a psicóloga Franciele Sassi, Especialista em Situações de Luto e Perdas, trouxe para a cidade de Bento Gonçalves uma proposta de cuidado diferenciada, além dos atendimentos clínicos tradicionais que realiza no âmbito individual e familiar, em sua clínica. Trata-se de um Grupo de Apoio direcionado a pessoas enlutadas. É um serviço que a psicóloga coordena também em Caxias do Sul há quatro anos, vinculado a Clínica Luspe especializada em Luto, Separação e Perdas, que tem sido visto pelos participantes como benéfico e esclarecedor diante do processo de elaboração do luto ao longo do tempo. O Grupo de Apoio ao Luto tendo ajudado muitas pessoas nos momentos de dor e saudade, a compreenderem que o luto é uma das expressões de amor que permanece registrado para sempre na memória de todos.

Além de ser um espaço seguro de escuta, pois existem combinações especiais feitas entre a coordenação e o grupo a cada encontro, o grupo de apoio coordenado pela psicóloga Franciele possibilita diferentes caminhos para compreender o processo de mudança que envolve a experiência do enlutamento de uma maneira leve e saudável, sem medo, sem julgamento, ampliando o espaço de conversa. Esta proposta é recente em Bento Gonçalves, mas repleta de ferramentas e recursos para facilitar às pessoas enlutadas meios para a continuidade da vida e o reinvestimento nas relações e no viver.

O Grupo de Apoio ao Luto é um espaço gratuito, constituindo um convite às pessoas enlutadas para a troca de experiências sobre perdas e luto, não tendo custo nenhum. Vale lembrar que o público-alvo são pessoas que estejam passando pelo processo de luto devido à perda de alguém querido. Trata-se de um espaço exclusivo para o cuidado aos enlutados que estejam buscando formas de seguir a vida de um jeito menos doloroso, além de dicas para enfrentar as perdas.

Os encontros acontecem mensalmente, em datas definidas ao longo do ano. Os próximos encontros do ano serão: 31/08; 21/09; 19/10; 16/11 e 07/12. A modalidade do grupo é aberta, no sentido de que as pessoas participam quando estão disponíveis e desejam. Não há obrigatoriedade de participar de todos os encontros. Além disso, são bem-vindas pessoas de diferentes crenças e/ou religiões, pois o grupo tem abrangência espiritual, mas é sobretudo composto pelo suporte psicológico especializado. Por ser aberto e contar com um número limitado de pessoas, os interessados precisam se inscrever com antecedência para reservar o seu lugar, pelo telefone/WhatsApp: (54) 9934. 1643 – com Franciele Sassi. Os encontros acontecem no espaço da clínica, no seguinte endereço: Rua Senador Joaquim P. Salgado Filho, n° 203 – sala 502 – bairro Cidade Alta (prédio de esquina em frente ao shopping L’América).

 

Franciele Sassi
Psicóloga Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto e Perdas
CRP 07/24082
Telefone 9934.1643