Você consegue acreditar que uma cintura abdominal grande é causada simplesmente pelo excesso de gordura, sabendo que ali existem os órgãos fígado, pâncreas, intestino, enfim? … Saibamos que quanto mais simples for o raciocínio em saúde, menor pode ser a efetividade do tratamento, pois o risco de estar tratando, simplesmente, sintomaticamente uma doença será maior, logo, mais dependente de medicamentos, consultas e exames estará a sua saúde.

Em toda a barriga grande existe disbiose intestinal (desequilíbrio da microbiota intestinal) da qual depende toda a nossa saúde. Disbiose intestinal pode ser causa e consequências de uma digestão fermentativa, aquela capaz de produzir gases em excesso, consequentemente a sensação de estar inchado e empanturrado, aumentando, assim, a circunferência abdominal.

O padrão deste desequilíbrio da microbiota parece ditar os sinais e sintomas, pois pessoas que se sentem inchados e empanturrados rapidamente ao comer parecem possuir níveis maiores de Cyanobacteria, enquanto aqueles que experimentam muita dor parecem ter uma quantidade maior de Proteobacteria. No intestino de pacientes com prisão de ventre, parece haver uma comunidade de dezessete grupos bacterianos em quantidade maior do que o normal. Outros estudos descobriram não apenas uma alteração na composição da microbiota, mas também que ela é muito instável se comparada à de pessoas saudáveis, cujos diferentes grupos de bactérias aumentam e diminuem ao longo do tempo.

A disbiose – sob qualquer forma – está no núcleo das doenças do século XXI, tanto as que acontecem no intestino, quanto aquelas que afetam órgãos e sistemas no corpo inteiro. Frente a isto, saibamos que negligenciar a importância da microbiota intestinal pode ser causa da sensação de estar com a saúde dependente de medicamentos, consultas e exames feitos pelas mais diversas especialidades médicas. Sabendo que o consumo de medicamento pode gerar disbiose intestinal, podemos pensar que o próprio consumo de medicamentos favorece um maior consumo de medicamentos no futuro. Será isto mera coincidência com o “crescente número de farmácias”?

Saiba que, simplesmente, tratar doença não gera mais saúde, mas pode gerar mais doenças … se você pensa que sua doença está dependente de medicamentos, pense em investir na sua saúde, buscando mais informações sobre as medicinas Funcional, Integrativa e Antroposófica.

Cézar de Moura