Além do rastreamento mamográfico, os hábitos de vida e fatores ambientais são pontos fundamentais no combate ao câncer de mama. A prática de exercícios físicos, a ausência de vícios, controle de peso e da dieta estão relacionados com benefícios cardiovasculares e diminuição do risco de câncer de mama. A obesidade em mulheres na pós-menopausa é considerado um fator de risco, provavelmente pelo aumento de hormônios sexuais circulantes, aumentando o risco em aproximadamente 25%. Já a perda de peso oferece um efeito protetor.

Alguns trabalhos sugerem que 4 a 7 horas de exercício físico por semana pode diminuir o risco do aparecimento do câncer de mama em até 20%. Outro fator relacionado com o câncer de mama é o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que alguns estudos demonstraram que a cada 10 gramas de álcool consumidos continuamente, há um aumento de 10% no risco.
Historicamente, o uso de desodorantes foi erroneamente relacionado com o aparecimento de maior número de casos de câncer de mama próximo à axila.

Esse tema foi amplamente estudado e nenhuma relação entre os cosméticos usados na axila e aumento do câncer de mama foi encontrada. Muitos outros fatores comumente são associados a um efeito protetor como alimentos ricos em fitoestrogênios (soja), alimentos ricos em antioxidantes (chá verde), bem como o consumo de vitamina D, aspirina e anti-inflamatórios. Entretanto, ainda não há dados científicos suficientes que comprovem o efeito protetor dessas substâncias.

Concluindo, além da mamografia anual, novos hábitos devem ser estimulados como controle no consumo de bebidas alcoólicas, atividade física, dieta saudável e controle do peso, que além de aumentar principalmente a qualidade de vida, podem oferecem um benefício na diminuição do risco de câncer de mama.

Médico Mastologista
CREMERS-36430
(54) 3702.7965