Está definido o calendário de ações para 2015 do Projeto Setorial Orchestra Brasil – uma parceria entre o Sindmóveis Bento Gonçalves e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), destinada à inserção das indústrias fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Serão feiras, projetos comprador e missões prospectivas na África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Guatemala, México e Turquia – num total de 19 ações.

Em março, o Orchestra Brasil será um dos apoiadores do Projeto Comprador da Fimma Brasil – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. A ação reunirá 20 importadores em rodadas de negócios com mais de 70 indústrias expositoras da feira.

Nesse ano, o Projeto Orchestra Brasil estreia uma grande mudança em seu formato, com a segmentação das indústrias participantes por capacidade exportadora, o que possibilita o direcionamento dos recursos e a adequação das ações à realidade de cada empresa. Para permanecerem participando do projeto, as empresas passaram por uma avaliação de sua capacidade exportadora e foram divididas em quatro níveis, de acordo com a atuação no mercado externo: não exportadoras, exportadoras iniciantes, exportadoras contínuas e internacionalizadas. A categoria está atrelada à disposição e maturidade para exportar, não tendo relação com o tamanho da empresa, número de funcionários e volume de exportações.

Conforme o gestor do projeto Orchestra Brasil junto à Apex-Brasil, Emanuel Figueira, o modelo de segmentação baseado em aspetos classificatórios comerciais, gerenciais e operacionais atesta um refinamento da estratégia do projeto.