Desde o seu lançamento no ano de 2013, o programa Domingo Solidário instituído pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom-BG) vem sendo aprimorado e consequentemente levando cada vez mais trabalhadores ao Centro de Lazer da entidade. O programa surgiu quando a direção do sindicato percebeu que inúmeras famílias de trabalhadores precisavam de auxílio para os deslocamentos até o Centro e também para as refeições, entre outras necessidades. “Tínhamos um local completamente estruturado para o lazer, em harmonia com a natureza e feito especialmente para atender as necessidades destas famílias. Então surgiu a idéia do Domingo Solidário para incrementar ainda mais o Centro de Lazer”, observa o presidente da entidade, Itajiba Soares Lopes.

Desta forma, o Sitracom BG passou a fomentar não apenas a ida destas famílias até o Centro de Lazer que está localizado no município de Santa Tereza, há 32 quilômetros de Bento Gonçalves, mas também a promover a integração e a confraternização dos trabalhadores das mais diversas empresas e segmentos que compõem a família Sitracom-BG.

De lá para cá aumentou muito o número de pessoas que participam do evento. A cada Domingo Solidário que é realizado uma vez por mês, totalizando quatro por temporada de verão, uma média de 400 trabalhadores e seus familiares se deslocam ao Centro de Lazer. “O resultado não poderia ser melhor. Temos muitas famílias participando das programações propostas e deixando o nosso Centro sempre lotado com gente de todas as idades aproveitando tudo o que foi feito para eles”, avalia Itajiba.

No Domingo Solidário o Sitracom-BG divide com os trabalhadores os custos com transporte e com a alimentação. “O sindicato subsidia os valores para que todos os trabalhadores tenham a possibilidade de ter acesso ao Centro de Lazer de forma igualitária e eles acabam pagando apenas um valor simbólico por uma programação que tem almoço, refrigerantes, transporte, prática de esportes e muito mais”, comenta o presidente.

Durante a temporada de verão 2014/2015 o Sitracom-BG já realizou três edições do Domingo Solidário.
Pelo menos 1.200 pessoas participaram do evento e da confraternização. A última edição da temporada acontece no dia 15 de março. “Ficamos satisfeitos com os resultados obtidos com o Domingo Solidário, pois acreditamos que o trabalhador e sua família têm o direito a um lazer qualificado. E é isso que procuramos oferecer através de um grupo de diretores atuantes que estão sempre em contato com as pessoas que representam”, conclui Itajiba.