Palestras contemplam alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

O mundo do direito é um dos pilares da cidadania. Ele rege uma série de regras que auxiliam nas relações pessoais. E objetivando levar temas sobre a vida em sociedade, nesta sexta-feira, 16 de junho, às 8h, na EMEF Maria Margarida Zambon Benini, o Projeto “OAB vai à Escola” inicia na rede municipal de educação.

O projeto foi criado com o intuito de levar debates de interesse social à rede educacional para despertar a consciência dos jovens e adolescentes em relação às atitudes que podem ser tomadas, visando uma convivência harmônica com a família, escolas e comunidade. Também é explanado sobre as consequências jurídicas de atitudes impensadas ou violentas. De acordo com a entidade, a meta é apresentar noções sobre direitos e deveres, a fim de estimular a responsabilidade individual na convivência saudável em sociedade.

“OAB vai à Escola” iniciou suas atividades em 2009. No ano passado, foram realizadas 27 palestras, ente escolas municipais, estaduais e privadas, contemplando mais de 2 mil alunos. Para este ano, o projeto já tem mais de 20 agendamentos e é realizado pela OAB Subseção Bento Gonçalves através da Comissão da Mulher Advogada.

De acordo com a advogada Gabriela Reis, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, “todos os anos, a OAB promove uma capacitação para os advogados que vão participar das palestras e também se reúne com a Secretaria Municipal de Educação para alinhar quais são as principais demandas e necessidades das escolas. Após, iniciamos a escala de palestras”.

As palestras contemplam alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e traz temas como Noções de Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescentes com ênfase no Ato Infracional, Bullying, Violência Doméstica e Lei de Drogas.

Para o Procurador-geral do município, Sidgrei A. Machado Spassini, o projeto promove uma acessibilidade entre a realidade do direito e dos deveres, buscando levar noções de cidadania às crianças, aos pais e aos professores. “É um projeto que agrega muito conhecimento pra a rede escolar como dúvidas jurídicas, noções de responsabilidade, a fim de tornar uma sociedade melhor através do exercício da cidadania. Isso com uma linguagem acessível para esclarecer o máximo possível sobre as responsabilidades que as pessoas têm com as leis para viver bem em sociedade”, destaca.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que o projeto “OAB Vai à Escola” é muito importante para a formação dos nossos alunos. “Oportuniza um espaço para conhecer, refletir e discutir noções sobre direitos e deveres. Isso visa estimular a responsabilidade de cada um na convivência saudável em família e sociedade, formando adultos mais preparados para assumir seus espaços e atividades”, salienta.

Foto: Arquivo ASCOM