Ideias de reaproveitamento de materiais foram trabalhadas dentro da disciplina “Educação para o pensar”, da EMTI São Roque. Após, a produção foi entregue para EMI Paulo Freire

A criatividade e a sustentabilidade foram essenciais para o desenvolvimento da ação que envolveu a EMTI São Roque e a EMI Paulo Freire. A disciplina da EMTI, “Educação para o pensar”, ministrada pela professora Andrea Pedroso, tem como objetivo de dar oportunidade para as crianças descobrirem suas capacidades e serem protagonistas do seu processo de ensino aprendizado. Além de saberem o porquê aprender e como utilizar esses ensinamentos no seu dia a dia, como consequência permitir que eles se desenvolvam em todos os aspectos: intelectual, emocional e social.

Em uma atividade proposta pela professora, puderam refletir sobre a importância de consertar uma roupa sem ter que comprar uma nova, descobrindo quais os benefícios para a natureza, e consequentemente, diminuindo o consumismo. Na ocasião, os alunos tiveram aula de costura. “Essa vivência possibilitou prepará-los para a vida, de forma que consigam ler e interpretar os problemas cotidianos, identificando os próprios pensamentos e sentimentos, para que se sintam parte de um mundo que eles ajudarão a construir e conservar, da melhor maneira possível”, destaca Andrea.

Contando com a parceria da EMI Paulo Freire, eles reaproveitaram as bonecas que já estavam em desuso por não possuírem roupinhas. Os alunos da turma 23 da EMTI São Roque desenharam e costuraram as roupas. É válido salientar que os tecidos utilizados na atividade também foram reaproveitados. “As crianças foram as protagonistas, elaborando moldes para depois passar para os tecidos, recortando e finalizando com a costura. Para a entrega a turma preparou um teatro onde cada criança participou de alguma forma: alguns leram, outros foram os personagens. A turma ficou entusiasmada e orgulhosa por poder realizar essa ação”, enfatiza a professora.

Após a confecção das roupas, os alunos da EMTI fizeram a entrega das bonecas vestidas para a EMI nesta quinta-feira, 16 de março, que as emprestou. Na ocasião, aproveitaram para realizar a contação da história do Sítio do Pica-Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato.

A diretora da EMI Paulo Freire, Valdiandra Michelin, destaca a importância deste trabalho interdisciplinar entre as escolas municipais. “Dessa forma unimos os projetos e os meios para torná-lo viável. Além de proporcionar às crianças uma interação enriquecedora, trabalhando a questão sustentável, muito ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS”, ressalta.

A diretora da EMTI São Roque, Andreza Peruzzo, menciona que ações como essa só engrandecem o trabalho pedagógico realizado nos espaços educacionais. “Acredito que as escolas precisam, cada vez mais, se abrir para realizar atividades de intercâmbio. A troca, o convívio, a interação entre os alunos e professores são um ganho para todos os envolvidos no processo. A educação é um fazer de muitas mãos. O dia de hoje foi fantástico para os alunos, saíram da escola felizes”, conclui.