Escolinha de futsal do bairro de Bento ajuda crianças, mostrando futuro através do esporte

No bairro Ouro Verde, a Associação Bento Esporte faz ação por meio do Projeto Desafios, ensinando em torno de 60 crianças a jogar futsal e como trabalhar seu futuro. Jovens dos bairros Bertolini, Ouro Verde, Zatt, Aparecida e São Roque participam do projeto.

Desde 2000, os pequenos são conduzidos através de treinos nas terças e quintas, com apoio de dois profissionais de educação física, Idair de Souza e Nei Edson Moura Ribeiro.

A infraestrutura e ajudas do projeto

O espaço é cedido pela Associação Esporte Clube Ouro Verde, que fornece a quadra do bairro e uso gratuito da luz, água, banheiros e limpeza do local. A prefeitura de Bento Gonçalves também auxilia fornecendo salário para os professores e itens desportivos, como fardamento, bolas, luvas, entre outros.

Além disso, as crianças recebem alimentação através de uma ação social de uma empresa privada. Os jovens recebem bolachas, bolinhos, sanduíches, e demais comidas enquanto treinam.

Ainda no ginásio há uma sala voltada para a administração da escolinha, que conta com espaço para que os profissionais responsáveis tenham um lugar para reuniões, conversas e demais assuntos. O local ainda conta com um espaço para os troféus, além de prateleiras com livros que são cedidos para as crianças levarem obras para a casa.

Os treinos de futsal e a oportunidade

O professor Ribeiro explica que o treinamento utilizado por ele e seu colega Souza são padronizados de acordo com o que é utilizado pelos profissionais da área. Eles realizam uma parte de treino físico, com exercícios pela quadra, e depois, fazem jogos entre os meninos, formando diversos times.

Os educadores explicam que o método vem funcionado para que os jovens consigam oportunidades melhores em diversos clubes. Eles relembram de alguns que começaram com eles e foram jogar na Europa, no Caxias, Juventude, Bento Gonçalves Futsal (BGF), Grêmio, Inter, entre outros. “É um trabalho muito forte, eles veem que aqui há um futuro e se agarram nisso”, afirma Ribeiro.

As relações com os pais

Parte do trabalho dos educadores é estreitar a relação dos alunos com os pais. Para isso, reunião frequentes são feitas com os responsáveis das crianças, para que saibam como elas estão se desenvolvendo dentro do esporte.

Até mesmo um acompanhamento, por meio de uma ficha, é feito para que todos que entrem no projeto sejam cadastrados e constem em um sistema. Dessa forma, os alunos são acompanhados em suas atividades e desenvolvimento, podendo reportar isso aos pais também.

Essa semana também está estreando uma novidade para o Projeto Desafios. Haverá um torneio de pais e filhos daqueles que estão participando da ação. Os times serão compostos de dois pais e três crianças que disputaram por troféus e medalhas. As inscrições começam nesta semana e a organização do evento está sendo realizada pelos professores.

O futuro do Projeto Desafios

O educador Idair dos Santos destaca que o trabalho que realiza com as crianças é muito importante para desenvolver até mesmo a saúde das crianças, tanto no físico, como no psicológico, já que elas tem um espaço para se divertir.

Ele destaca que em algumas competições em que participaram, infelizmente, só via um ou dois pais vendo os filhos jogarem. Isso é um aspecto negativo que acaba atingindo também as crianças. “É algo que vai entrando na gente, vai ficando gravado na memória, lembrando das vezes em que isso acontece”, relembra Santos.

Ambos educadores enfatizam que com um pouco mais de incentivo dos pais, da parte privada e governo, o nível de futsal jogado pelas crianças aumentaria bastante e ajudaria a dar mais oportunidades. “É um trabalho que a gente faz, não para pegar a criança para somente jogar bola, campeonato. A gente conquista e ajuda eles, depois vamos trabalhando juntos”, pontua.